WORLD WIDE WORK — a Internet na prática contemporânea do design de comunicação
10 > 14 NOVEMBRO 2020 I SALA 4.16
WORKSHOP LIMITADO A 8 PARTICIPANTES
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
WORLD WIDE WORK é um workshop que explora a influência da utilização da Internet na prática contemporânea do design de comunicação. Irá decorrer na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa em 6 sessões semanais em outubro e novembro, e destina-se a alunos do 3.º ano da licenciatura em Design de Comunicação.
O atual contexto pandémico veio sublinhar as possibilidades de um mundo em rede, onde o distanciamento físico não impede necessariamente o desenrolar das nossas vidas pessoais, sociais e profissionais. Ao mesmo tempo, temos uma imagem mais clara de um mundo ultra-dependente das tecnologias digitais. Somos impelidos a perguntar o que acontece à nossa humanidade no espaço virtual e questionamos o futuro tecnológico. A própria distinção entre real e virtual já parece desadequada. A Internet é hoje um espaço tão real como o podemos imaginar: nela e através dela trabalhamos, convivemos, aprendemos, consumimos entretenimento, cultura e informação, apresentamo-nos e representamo-nos, vemos e somos vistos, construímos uma visão do mundo e com ele interagimos.
Também o design de comunicação é uma via de interação com o mundo, uma forma de prática que projeta e intervém na vida das outras pessoas. Mas assim como os designers moldam o mundo social com o seu trabalho, também o mundo social molda a forma de trabalhar dos designers. A Internet é um facto essencial do nosso mundo social e a sua presença no trabalho em design tornou-se indispensável nas últimas décadas. Interessa perceber como se cruzam os dois campos — design e Internet — e o que isso significa para o futuro da comunicação visual.
Ao longo de 6 sessões semanais, os participantes do workshop serão convidados a reflectir e trabalhar sobre o papel da Internet na sua prática de design. O foco estará nas formas como esta utilização contribui para a produção e reprodução de estruturas de sentimento sobre o mundo social. Além deste ponto central, serão abordados temas como a criatividade, autoria, identidade ou o ensino. Numa primeira fase do workshop, o grupo irá trabalhar com imagens retiradas da Internet que foram utilizadas nos seus trabalhos académicos. Na segunda fase, irá à procura de novas imagens para elaborar dois objetos visuais com perspectivas opostas do mundo social mediado pela Internet.
O workshop WORLD WIDE WORK é orientado pelo designer e investigador Guilherme Sousa, integrando o seu projeto de Mestrado em Antropologia (Culturas Visuais) na NOVA-FCSH. Os resultados do trabalho e as notas do investigador sobre este estudo de caso serão publicados posteriormente num website de acesso livre.
CALENDÁRIO
O workshop divide-se em duas fases, às quais correspondem dois exercícios distintos. Cada sessão estará dividida em momentos de trabalho e momentos de exposição e debate que informam a vertente prática. O plano em baixo diz respeito aos temas introduzidos e debatidos em cada sessão.
10 outubro
— Introdução ao workshop
17 outubro
— Criatividade, identidade e autoria
24 outubro
— A vida social do design
31 outubro
— A Internet e o paradigma digital (I): socialização, consumo e entretenimento
07 novembro
— A Internet e o paradigma digital (II): trabalho e ensino
14 novembro
— Apresentação e discussão dos resultados
Todas as sessões decorrerão das 10h00 às 13h00 (sala 4.16–Laboratório de DC).