(un)doing… Projetos, 1.º ano, Mestrado em Design de Comunicação, 2020/21
(un)doing… apresenta projetos do 1.º ano do Mestrado em Design de Comunicação (Belas-Artes, ULisboa) que abordam e procuram desconstruir os efeitos das tecnologias computacionais e da internet na cultura contemporânea.
Os projetos refletem a era pós-digital e pós-internet, caracterizada pela ubiquidade de infraestruturas computacionais e pela diluição de fronteiras entre modos de existência online e offline. Comentam a soberania dos dados sob o modelo do capitalismo de vigilância e questionam a forma como sistemas de inteligência artificial incorporam ou reforçam preconceitos culturais ou pressupostos de exclusão social. Evidenciam ainda a volatilidade do conhecimento sob o impacto da internet, segundo paradigmas de incerteza, desinformação e manipulação.
Seguindo processos de pós-produção e remediação, os projetos reunidos neste website coletivo abordam formas atuais de comunicação, preservação e disseminação da produção cultural. Exploram criativamente a confluência entre media para refletir sobre o modo como as tecnologias digitais moldam a nossa perceção e experiência da realidade.
Organização e Coordenação
Mestrado em Design de Comunicação, Belas-Artes, Ulisboa
Projeto II: Luísa Ribas / Laboratório II: Pedro Ângelo
Design, website e comunicação
Alunos do 1.º ano do Mestrado em Design de Comunicação, 2020-2021: Artur Porto, Beatriz Silva; Caroline Rohn; Cláudia Castela; Diogo Castelão Sousa; Filipa Resende; Joana Pereira; João Alexandre; Maria Callapez; Maria Inês Ribeiro; Matilde Dias; Matilde Reis; Vanessa Lança; Vasco Vieira Cunha