ULisboa Hospital de Campanha Covid-19 — telão da autoria de jorge dos reis
Já está montado o telão da ULisboa Hospital de Campanha Covid-19, da autoria de Jorge dos Reis, docente na Faculdade de Belas-Artes. Encontra-se na esquina entre a Avenida Professor Gama Pinto e a Avenida Professor Egas Moniz.
O projecto de design gráfico para o telão da Estrutura Hospitalar de Contingência de Lisboa apresenta no seu esteio conceptual uma estratégia tipográfica para abordar de modo absoluto, literal e sem ambiguidade o papel decisivo dos nossos profissionais no combate à pandemia Covid-19. Utiliza-se a língua portuguesa enquanto ferramenta e instrumento privilegiado para evocar claramente a especificidade do acontecimento que ocorre em Portugal e em todo o mundo, com gravidade.
Metodologicamente aplica-se um texto de grandes proporções, para que a peça se imponha no imaginário dos indivíduos, através de uma composição que solicita um leitor activo. O artefacto não se revela através de um texto visual passivo e fatigado das leituras convencionais com as quais lidamos no nosso quotidiano de desgaste textual tipográfico. Na sua adequação esta peça de design gráfico assenta em proporções vincadas, num absoluto rigor geométrico, num neoplasticismo modular e na tipografia enquanto escola de pensamento.
A palavra ‘profissionais’ surge no topo da composição, ligando todos os elementos; a verticalidade da letra ‘s’ alude à serpente enrolada a um bastão, símbolo da medicina; as formas longas e curvilíneas, próprias do estetoscópio, convocam em especial a comunidade de médicos e enfermeiros; os vários círculos brancos no interior do olho da letra evidenciam a humanidade do corpo de profissionais do Serviço Nacional de Saúde; a forma geométrica circular, aqui com preponderância, remete inevitavelmente para a forma do próprio vírus. Deste modo, a frase é vertida em grupos textuais, cromáticos, organizados no espaço plano, onde se desenha a leitura.
Jorge dos Reis / 05.02.2021