Maxamba de Suzanne Barnard e Sofia Borges no Indie Festival
MAXAMBA NO FESTIVAL INDIE LISBOA I 30 ABRIL > 18H00 I CINEMA SÃO JORGE
No dia 4 de Julho de 2013 Sofia Borges, ex-aluna da FBAUL e Suzanne Barnard apresentaram “Towards a Collaborative Aesthetic Praxis: A Process of Filmmaking in Quinta da Vitoria”, onde discutem o processo de colaboração entre as duas realizadoras e os moradores do Bairro da Quinta da Vitória, que levou à realização deste filme.
MAXAMBA; 2015; DCP; 24` 32`; Cor; Portugal – USA
Maxamba pretende constituir-se como um arquivo vivo da história e da memória dos moradores, e contribuir para a sua representação na cidade. O filme foca o quotidiano de um casal idoso descendente de uma família indiana, que emigrou de Moçambique (ex-colónia portuguesa) para Lisboa na década de 70. Ambos vivem e trabalham como alfaiates no bairro da Quinta da Vitória, tendo, por isso, uma estreita relação com os outros moradores, estando especialmente integrados na comunidade hindu que vive neste bairro.
Contexto histórico: O bairro da Quinta da Vitória começou por desenvolver-se na década de 1960 por familias oriundas do interior de Portugal. Mais tarde começaram a chegar pessoas de África e da Índia, provenientes das ex-colónias portuguesas. No final dos anos 90, um número significativo de imigrantes chegou a Portugal e à Quinta da Vitória, para trabalhar na reconstrução da parte oriental da cidade de Lisboa. Nessa época chegaram a viver no bairro cerca de 5.000 pessoas. Em 1993 o governo português implementou o PER (Plano Especial de Realojamento). Embora as demolições no bairro tivesse começado no final dos anos 90, estas só terminam em 2014. Alguns moradores foram realojados em habitações sociais localizadas na periferia de Lisboa. Os moradores que não viviam no bairro antes de 1993, não tiveram qualquer alojamento alternativo. A maioria das pessoas da comunidade hindu, emigrou para a Inglaterra ou regressou à Índia. Hoje o bairro é um espaço vazio, marcado apenas por algumas árvores, originalmente plantadas pelos moradores.”
O filme MAXAMBA http://maxambafilm.com/ será apresentado no Festival de Cinema Indie Lisboa, no dia 30 de Abril, sábado às 18h00, no Cinema São Jorge, na Sala Manuel de Oliveira.