THE DAILY POST-TRUTH — palestra com Alexandra Midal e Paulo Pena
27 NOVEMBRO > 15H30 I ONLINE
Uma colaboração entre a FBAUL e o maat
Com as participações de Alexandra Midal e Paulo Pena
Sexta-feira, 27/11/2020, 15.30 — 18.30
https://maat.pt/en/event/daily-post-truth
The Daily Post-Truth é um projeto conjunto entre o Departamento de Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (maat), desenvolvido no âmbito do programa maat mode 2020. O projeto é motivado por um interesse renovado pela ficção, nas práticas artísticas e no design em particular, como um dos modos discursivos mais aptos a restaurar um sentido de realidade numa época governada pela pós-verdade. Nesse contexto, o jornal, como um dos meios de comunicação que mais evidentemente sofreu os efeitos da desinformação, torna-se propenso à apropriação e recuperação.
Ao explorar criativamente este modelo editorial em crise, com foco nas tensões entre verdade e pós-verdade, ficção e realidade, The Daily Post-Truth propõe o desenvolvimento de um jornal a partir das seguintes etapas de produção e transmissão de conhecimento:
1) Palestra (transmissão e recepção) – a realizar online, no dia 27 de novembro;
2) Workshop (interpretação e formalização);
3) Publicação (comunicação);
4) Apresentação dos resultados (disseminação) – em datas a anunciar.
Os outputs do projeto irão alimentar a plataforma de conteúdos maat ext. com base em contributos de oradores convidados que alunos em Design de Comunicação interpretarão. Nesse processo, The Daily Post-Truth usa a ficção como mote para uma prática de design especulativa e crítica, que procura questionar os princípios da disseminação da desinformação na era da pós-verdade.
Palestra: 27/11/2020
Zoom webinar, participe através do Zoom: https://us02web.zoom.us/j/87667478257
com projeção no maat (Beeline, Palco 1)
15.30 – Boas vindas pelo maat e introdução ao programa pela FBAUL
16.00 – Conferência de Paulo Pena
16.30 – Q&A com Paulo Pena
16.45 – Intervalo
17.00 – Conferência de Alexandra Midal (em inglês)
17.30 – Q&A com Alexandra Midal (em inglês)
17.45 – Conclusão
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(conferência de Paulo Pena)
Saber o que é verdade ou mentira é um problema do nosso tempo. Um modelo de negócio publicitário online, baseado na predição dos comportamentos dos utilizadores, está a moldar a forma como nos informamos, mas também como estabelecemos crenças e as validamos. Quando as nossas opiniões se formam sem acesso a informação verificada, como serão os nossos debates? E como passaremos a fazer as nossas escolhas políticas?
Paulo Pena estudou jornalismo em Lisboa e em Washington DC. Durante 15 anos foi repórter e editor da revista semanal Visão. Em 2014 mudou-se, como grande repórter, para o jornal diário Público. Entre 2018 e 2020, foi grande repórter do Diário de Notícias. Ganhou vários prémios (pelas suas reportagens sobre a cimeira dos G8 de Génova, o crash bancário na Islândia e reformas do mercado de trabalho), e mais recentemente ganhou o prémio de jornalismo Gazeta pela sua reportagem sobre o escândalo bancário português, também publicada em livro (Jogos de Poder, 2014), que deu origem a uma série de ficção televisiva (Teorias da Conspiração, RTP, 2019). Escreveu dois outros livros de não-ficção, um sobre os estudantes que se opunham à ditadura portuguesa (Grandes Planos, Âncora, 2001) e outro sobre a máquina de desinformação e o poder das plataformas online (Fábrica de Mentiras, Penguin Random House, 2019). É um dos fundadores da equipa europeia de repórteres de investigação Investigate Europe.
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O Design é Ficção (conferência de Alexandra Midal)
Talvez, aqui e ali, já se tenha visto uma criatura camp dividida entre o silêncio da pessoa incapaz de se expressar e a conversa de circunstância da marioneta produtiva: é o boneco do ventríloquo. Além da óbvia metáfora clássica, defendo que o discurso ficcional veiculado pelo design, mobiliário ou um qualquer objeto é essencial. Defendo, em concreto, que a ficção dá voz aos críticos do design, sobretudo por ser um chamariz necessário e opaco. O design não se limita a falar, está interligado com a ficção, torna-se um instrumento crítico válido e poderoso que, sob um disfarce, transmite questões políticas.
Alexandra Midal é curadora e ensaísta na área do cinema. É professora de design na HEAD em Genebra e alia a curadoria e o estudo da cultura visual em exposições, filmes e livros. Foi curadora de várias produções em museus de todo o mundo: o Mudam (Luxemburgo), o Wolfsonian (EUA), o ADAM (Bélgica), o MAMC (Japão), o CAPC (França), etc. Desde 2009 que estabeleceu um ângulo de crítica de história das ideias num projeto sobre uma nova teoria visual, que se traduz em filmes e no Design Film Festival, em Nova Iorque, Genebra, Istambul, Londres… O seu livro mais recente tem por título Design by Accident: For a New History of Design (Sternberg Press, 2019).
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Conceito e coordenação:
Departamento de Design de Comunicação / FBAUL
Imagem por Abel Quental.