the book of paradise has no author — ross lipman
22 SETEMBRO 2023 > 17H00 I GRANDE AUDITÓRIO
Ross Lipman, The Book of Paradise has no Author.
live cinema performance. 75 minutes.
Premiered at Other Cinema (SF), 2010
No verão de 1971, Ferdinand Marcos anunciou a descoberta de uma tribo de primitivos habitantes das cavernas que tinham vivido em completo isolamento durante milhares de anos na floresta tropical de Mindanau, a ilha mais oriental das Filipinas. Os Tasaday representavam uma oportunidade para testemunhar em primeira mão as origens da civilização e investigar a própria essência da humanidade. Também – ao que parece – ofereceram a Marcos uma série de oportunidades políticas únicas. Este ensaio documental ao vivo integra imagens etnográficas raras, transmissões televisivas antigas, gravações e fotografias para analisar a história inesperadamente trágica, assombrosa e provocadora do nosso encontro com os Tasaday – e do seu fugaz encontro connosco.
Ross Lipman
Ao longo do seu trabalho, o cineasta/arquivista Ross Lipman ativa o passado numa reinvenção compassiva do presente. Ao longo de uma série de trabalhos que vão do filme ao vídeo digital e aos ensaios performativos, emprega uma gama diversificada de materiais de arquivo em busca da sua essência esquiva, revigorando-os simultaneamente em novas interpretações. Os seus temas vão desde as obras de Samuel Beckett à história do ventriloquismo, passando pelas formas como a própria tecnologia codifica o significado.
Ross Lipman é um cineasta independente, arquivista e ensaísta. Os seus filmes foram exibidos em todo o mundo e recolhidos por museus e instituições como o Academy Film Archive, Anthology Film Archives, Northeast Historic Film, Oberhausen Kurzfilm Archive, Balazs Bela Studios de Budapeste e Sammlung Goetz de Munique. O seu documentário de longa-metragem, Notfilm, foi considerado um dos 10 melhores filmes do ano pela ARTFORUM, SLATE e muitos outros.
Antigo restaurador sénior de filmes no UCLA Film & Television Archive, os seus muitos restauros incluem Wanda de Barbara Loden, Killer of Sheep de Charles Burnett, The Exiles de Kent Mackenzie, o documentário vencedor de um Óscar The Times of Harvey Milk, e obras de Charlie Chaplin, Orson Welles, Shirley Clarke, Kenneth Anger, Lourdes Portillo, Robert Altman e John Cassavetes. Em 2008, recebeu o prémio Preservation Honors dos Anthology Film Archives e foi três vezes galardoado com o prémio Heritage Award da National Society of Film Critics. Os seus escritos sobre história, tecnologia e estética do cinema foram publicados na Artforum, Sight and Sound e em numerosos livros e revistas académicas.
Os seus restauros mais recentes incluem a obra de David Schickele Bushmande Nancy Savoca Household Saintsde Nancy Savoca , Peter Kass e Ed Emshwiller’s Time of the Heathen, de Nietzchka Keene The Juniper Tree de Nietzka Keene, com Björk, The Innerview, de Richard Beymer, e The Man Without World, de Eleanor Antin. O homem sem mundo. O seu filme mais recente The Case of the Vanishing Gods (O Caso dos Deuses Desaparecidos) estreou no Festival de Cinema de Locarno no outono de 2021 e foi nomeado para a lista dos dez melhores filmes de 2022 de Jonathan Rosenbaum.
Os comentários sobre o trabalho de Ross Lipman podem ser encontrados aqui: https://www.corpusfluxus.org/Pages/Comments.html
Os comentários sobre NOTIFLM podem ser consultados aqui: http://filmbysamuelbeckett.com/awardspress-reviews