seminário #5 — VISUALIDADES DA DOR, indícios do mal-estar
A. Rocha, Fotografia de Muro, Lumiar, 2019
14 JUNHO 2024 > 11H00 I SALA 3.60
Realiza-se no dia 14 de junho, a partir das 11h00, na sala 3.60 o seminário #5 VISUALIDADES DA DOR, indícios do mal-estar por Mariana Martins de Meireles, com a mediação do Dr. Fabián Cevallos Vivar.
Este seminário resulta de inquietações advindas de uma pesquisa de pós-doutoramento em curso, cuja a noção de “visualidade da dor” toma como centralidade a constituição de um trabalho investigativo com narrativas, tangenciando não apenas o que pode ser visível no âmbito do mal-estar, mas também o que irrompe da invisibilidade do desassossego de suas dobras. Por esta via, a trama episteme-sensível desta investigação tem produzido um acervo silencioso e um tanto agudo onde é possível no seu limite e na sua vastidão correr riscos no manejo da imagem-palavra. Nestes termos, ao acionar analiticamente o exercício visual e a palavra narrada como fragmentos de indícios da dor experimentada por docentes do Ensino Superior, o trabalho tem buscado inventariar processos de criação, expandindo a enunciação de sentidos sobre a realidade deflagrada e sublimada, deixando escapar a emergência de condições laborais que permitam aos professores continuarem existindo enquanto exercem sua profissão.
BIO Ph.D Mariana Martins de Meireles.
Professora Adjunta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/Brasil). Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós- graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB/Brasil) e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (UL/Portugal). Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia.
MEDIAÇÃO Ph.D Fabián Cevallos Vivar, Investigador da FBAUL-CIEBA. Doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pela Universidade de Coimbra. Mestre em Educação Superior pela Universidade de Barcelona. Licenciado em Filosofia, Sociologia e Economia pela Universidade de Cuenca-Equador.
SUGESTÕES DE LEITURA
BARTHES, Roland. A câmara clara. Nota sobre fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: EdUSC, 1999.
MENDELSUND. Peter. O que vemos quando lemos. 2ª Ed. Editor: Elsinore, 2015, 448p. TAVARES, Gonçalo M. Atlas do corpo e da imaginação. Relógio d’ Água. Lisboa, 2019.
PAULINO, Rosana. Imagens de sombras, Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.