seminário #3 — visualidades camponesas, ensino, arte e cultura no meio rural
Fotografia no assentamento Zumbi dos Palmares, Campos dos Goytacazes, RJ – Brasil
29 ABRIL 2024 > 11H00 I SALA 3.60
Realiza-se no dia 29 de abril, a partir das 11h00, na sala 3.60 o seminário Visualidades Camponesas por Leandro Souza, com a mediação do Dr. Fabián Cevallos Vivar, investigador do CIEBA.
Este seminário apresenta a pesquisa de doutorado em andamento de Leandro Souza, Intitulada “Sulcos e flancos na terra: o que se ensina e se aprende com visualidades camponesas no assentamento Zumbi dos Palmares – RJ”. O encontro problematiza a amplitude do conceito de visualidades, em diálogo com o pensamento de autores como Mirzoeff, Milton Santos, Brandão e Freire. Tendo em vista uma abordagem descolonizada do pensamento estético, do ensino e da cultura, a visualidade camponesa será colocada em perspectiva à luz de experiências de pesquisas acadêmicas junto ao debate em torno de experiências artísticas ocorridas em um assentamento de reforma agrária na região norte fluminense do Rio de Janeiro, Brasil.
BIO
Leandro Souza, doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão – PGCTIn da Universidade Federal Fluminense – UFF, mestre em Artes Visuais pela UERJ, artista-professor-pesquisador e Docente no Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II – RJ.
MEDIAÇÃO
Dr. Fabián Cevallos Vivar, Investigador da FBAUL-CIEBA. Doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pela Universidade de Coimbra. Mestre em Educação Superior pela Universidade de Barcelona. Licenciado em Filosofia, Sociologia e Economia pela Universidade de Cuenca-Equador.
SUGESTÕES DE LEITURA
Brandão, Carlos Rodrigues, and Maurício Cesar Vitória Fagundes. “Cultura Popular E Educação Popular: Expressões Da Proposta Freireana Para Um Sistema De Educação.” Educar em Revista (2016): 89-106.
Mirzoeff, Nicholas. An Introduction to Visual Culture: Psychology Press, 1999.
Santos, Milton. Espaço E Método. 1ª ed.: EDUSP, 2008
Atividade financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | MEC – BRASIL e pelos Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «uidb/04042/2020» ceecind