revista “convocarte” nº 12/13 — arte e paideia / art and paideia / art et paideia — apresentação
23 NOVEMBRO 2023 > 19H00 I AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES
Apresentação da revista Convocarte – tema do dossier temático: Arte e Paideia – n.º 12 e 13.
Com Fernando Rosa Dias, coordenador geral da revista, Ana Sousa, coordenadora do dossier temático, e alguns dos autores que participaram.
“O ateniense – Entendo assim por educação [paideia] a primeira aquisição que a criança faz da virtude [aretê] (…)”
(Platão, Leis, século IV a.C., Livro II, 653)
“Ao empregar um termo grego para exprimir uma coisa grega, quero dar a entender que essa coisa se contempla, não com os olhos do Homem moderno, mas sim com os olhos do Homem grego. Não se pode evitar o emprego de expressões modernas como civilização, cultura, tradição, literatura ou educação; nenhuma delas, porém, coincide realmente com o que os gregos entendiam por paideia. Cada um daqueles termos se limita a exprimir um aspecto daquele conceito global e, para abranger o campo total do conceito grego, teríamos de empregá-los todos de uma só vez.”
(Jaeger, Paideia: A Formação do Homem, 1995 [1933], 1)
Se originalmente paideia (que surge pela primeira vez na peça teatral Os Sete contra Tebas, Ésquilo, 467 a.C.) designava simplesmente a “criação dos meninos”, à medida que filósofos como Sócrates, Platão, Isócrates e Aristóteles refletem sobre o seu significado, este conceito adquire maior densidade, passando a agregar, não só a ideia de aretê (do grego ἀρετή, excelência ou virtude moral), como de kalos kagathos (do grego καλὸς κἀγαθός, belo e bom ou virtuoso), com vista à formação do homem completo e, especialmente, do cidadão justo. Para isso, deveriam ser selecionadas e incentivadas aprendizagens, algumas artísticas, que conduziriam à assimilação de tais valores: “O termo grego paideia evoca tanto o próprio conteúdo da cultura como o esforço para constituir, na criança (Pais, Paidós) um património de valores intelectuais e morais que a integram na comunidade humana”.
(Mialaret e Vial, 1981, p. 165)
Em março de 2024, está prevista um grande encontro Convocarte, com lançamento dos volumes impressos dos temas Arte e Loucura (2020), Arte e Paideia (2022), e a versão digital de Arte e Mobilidade (2023), além da apresentação do tema de trabalhos para 2024: Arte e Ecologia.
CONVOCARTE | revista de ciências da arte (ulisboa.pt)