(Re)thinking (Re)doing (Re)acting. Projetos do 1.º ano do Mestrado em Design de Comunicação 2022/23
(Re)thinking (Re)doing (Re)acting reúne projetos do 1.º ano do Mestrado em Design de Comunicação (Belas-Artes, ULisboa) que evidenciam questões éticas e estéticas que emergem da ubiquidade de infraestruturas computacionais e do impacto massivo da internet na cultura contemporânea.
Os projetos salientam os atuais desafios do pensamento e prática do design, questionando visões canónicas da disciplina e explorando o potencial discursivo da produção académica. Abordam criativamente a confluência de media impressos e digitais online na produção, preservação e disseminação de conhecimento. Refletem sobre a forma como as tecnologias digitais moldam a nossa perceção e experiência da realidade, evocando as atuais aplicações e implicações de sistemas de inteligência artificial na emulação de capacidades humanas e consequente incorporação de preconceitos sociais. Destacam ainda a volatilidade do conhecimento sob o impacto da internet e refletem sobre os modos de comunicação, ação e inação que as redes sociais promovem.
https://2023.fbaul-dcnm.pt/rethink-redo-react/
Organização
Mestrado em Design de Comunicação, Belas-Artes, ULisboa
Coordenação
Projeto II: Luísa Ribas
Laboratório II: Pedro Ângelo
Design e desenvolvimento do Website
Duarte Costa
Maria Proença
Naiana Nascimento
Raquel Martins
Raquel Gomes
Rodrigo Amâncio
Edição e revisão de conteúdos
Jéssica Caldeira
Joana Costa
Marta Azevedo
Sofia Bento
Gestão de projecto
Naiana Nascimento
Comunicação
Ana Raposo
João Pereira
João Rocha
Renata Castro