Nicoleta Sandulescu é a vencedora da 2ª edição do PRÉMIO PAULA REGO
26 OUTUBRO > 07 JANEIRO I CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO
Nicoleta Sandulescu é a vencedora da 2ª edição do Prémio Paula Rego, com a obra “Comeste? Sim, Mãe”. Foi hoje, dia 23 de novembro, anunciado na Casa das Histórias pelo filho de Paula Rego, o realizador Nick Willing. À obra vencedora foi atribuído o prémio com o valor de 1.000 euros e esta obra integrará a coleção particular da artista. Nicoleta Sandulescu, licenciada e mestranda em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, foi a vencedora, em maio deste ano, do Prémio Rainha Isabel de Bragança. Em janeiro/ fevereiro de 2017 a galeria das belas-artes apresentou uma exposição de gravura da sua autoria com o título “gravura, bichos e engenhos”.
Paula Rego destacou ainda mais cinco obras: “A aula de natação” de Maria Inês Alves, “Mrs May`s dream” de Mariana Tilly, “Gira-sol” de Beatriz Fernandes, “Já estive aí” de Catalina Sandulescu e “O Caçador”, de Sara Tristão.
Das 85 obras a concurso a pintora Paula Rego selecionou 38 obras que ficarão expostas na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, no âmbito da 2ª edição Prémio Paula Rego.
LISTA DAS OBRAS SELECIONADAS:
“Potty Pot” de Ana Margarida Neto
“Ao colo” de Ana Rita Nunes
“Sobre mover-se” de André Costa
“Gira-sol” de Beatriz Fernandes
“Tríptico Dual” de Camila Roriz
“Retrato de Família” de Carlota Jardim
“Já estive aí” de Catalina Sandulescu
“Espelho Meu” de Catarina Esteves Afonso
“A Velha e a Figueira” de Catarina Mendes
“Morte Esquece Amor” de Diogo Sousa
“Salvação Inesperada” de Filipa Pedroso
“Aparato Semi-Migratório” de Francisco Cardoso de Menezes
“A espera” de Gabriela Torres
“Longa noite” de João Bernardo Santos
“O Massacre do Quebra-Nozes” de João Rosa
“Uma certa demora” de João Távora
“A casa de férias” de Lígia Fernandes
“Enjoy the Silence” de Luisa da Rocha
“Crocodilo nas Escadas” de Madalena Pequito
“Apo & Calipso” de Mafalda Silvano Aires
“Manhã de Carnaval” de Maïténa Etchebarne
“Piquenique” de Maria Carvalho
“Tuck” de Maria de Brito Matias
“Aula de natação” de Maria Inês Alves
“Le rêve d`Alice” de Mariana Abranches Cruz
“Era de Mariana” Salgado Serra
“Nas poltronas de casa, as donas da casa” de Mariana Malheiro
“Ms. Mays dream (Greenleaf)” de Mariana Tilly
“Serious Talk About What to Do with the New Born” de Mariana Vinheiras
“De Saudade Erguidas” de Neide Carreira
“Comeste? Sim mãe” de Nicoleta Sandulescu
“Espetáculo” de Pedro Fernandes
“Dorothy, a Caçadora” de Rita Guimarães
“O Caçador” de Sara Tristão
“O Teu Caos é a minha Ordem” de Simão Martinez Pinto
“Interlude” de Sofia Seidi
“Sem título” de Tiago Santos
“Beleza desconstruída” de Vanda Pereira
Eu acho que o desenho – a ligação que se faz no cérebro ao segurar o lápis, olhar e desenhar alguma coisa – não é a mesma que se faz ao usar um computador: é muito física e faz descobrir coisas que nunca pensámos serem assim.
Londres, 2 de junho de 2017. Paula Rego
É com este desafio que Paula Rego se dirige aos jovens alunos de Belas-Artes no momento do lançamento da segunda edição do Prémio Paula Rego, com o qual prossegue assim o incentivo aos estudantes desta Faculdade iniciado em 2016. O tema é, uma vez mais, desenhos que contem uma história.
Depois da bem sucedida primeira edição, a modalidade que se ensaia no presente ano aproxima ainda mais a artista dos alunos: a ela caberá inteiramente a seleção das obras que integrarão a exposição na Casa das Histórias Paula Rego (e o respectivo catálogo), que decorrerá entre 26 de outubro de 2017 e 7 de janeiro de 2018.
À semelhança da edição anterior, é desta seleção, mostrada no museu com o seu nome, que Paula Rego escolherá a obra a que atribuirá o prémio no valor de 1000,00€ e que, mais importante, passará a integrar a sua coleção pessoal.
Por outro lado, a segunda edição adoptou um modelo mais próximo de um “prémio de verão”, numa alusão clara ao Prémio de Verão da Slade School of Fine Arts, pelo incentivo e inspiração que este proporcionou a Paula Rego na sua carreira e na criação do prémio com o seu nome: «Ter ganho o Prémio de Verão da Slade, em 1954, com a minha pintura Under Milk Wood, e sendo esta tão diferente daquilo que era ensinado na Slade, é uma das coisas de que mais me orgulho, pelo quanto me incentivou a acreditar que estava no bom caminho.»
Para a concretização do Prémio Paula Rego 2017 voltam a encontrar-se as instituições Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), Casa das Histórias Paula Rego (CHPR) e Fundação D. Luís I (FDLI), com o apoio da Câmara Municipal de Cascais (CMC) e a colaboração de Nick Willing, filho da artista e realizador, autor do magistral documentário Paula Rego: Histórias & Segredos.
Podem concorrer a este prémio todos os alunos inscritos nos cursos do 1º e 2º ciclos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), com matrícula válida à data da candidatura.
As inscrições devem ser feitas online, através da conta @campus.ul, até ao dia 15 de julho de 2017. Entre 17 e 20 de julho todos os candidatos serão contactados no sentido de validar a candidatura ou para solicitar que sejam repostos ou enviados novos elementos.
Para mais informações contactar o Gabinete de Comunicação, Imagem e Inovação
comunicacao@belasartes.ulisboa.pt
Tel.: +351 213 252 108 / 73