portrait talks — fernando antónio baptista pereira
24 MARÇO 2021 > 17H00 I ONLINE
No âmbito do ciclo mensal de Conversas sobre Retrato /Portrait Talks (org. Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos Humanísticos/Grupo2i da Universidade do Minho), temos o prazer de anunciar a 3.ª conversa online, com a intervenção do Professor Fernando António Baptista Pereira (CIEBA-FBAUL).
Orador convidado: Fernando António Baptista Pereira
Moderador: Bruno Marques
Título da conversa: Francisco de Holanda e o Retrato: Teoria e Prática
Data: 24 de março de 2021, 17:00-19:00
Link da reunião Zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87657914499?pwd=VEdLbmJLUW1wbWxhcWJGeDBWekVaQT09
ID da reunião: 876 5791 4499
Senha de acesso: 508910
Sinopse:
O original percurso biográfico e intelectual de Francisco de Holanda (ca. 1518-1584) define-o como um artista viajante e um destacado teórico da Arte e proponente de uma formação artística de novo tipo, não deixando de ter um contributo decisivo na invenção do ponto de vista crítico, historiográfico e museológico sobre a Arte e o Património. Completado poucos meses depois do seu monumental Da Pintura Antiga (1548), o seu pequeno diálogo Do Tirar polo Natural (1549) é o primeiro tratado europeu sobre o Retrato. Iremos abordar a estrutura e o argumento deste tratado, cuja fixação de texto realizámos e que acompanhará a tradução do mesmo para inglês por John Bury (edição prevista em Outubro deste ano). Contudo, há acentuadas diferenças entre a teoria e os preceitos definidos no tratado e a prática de retrato, autorretrato e autorrepresentação que encontramos na obra remanescente de Holanda, temas que iremos desenvolver e aprofundar.
Fernando António Baptista Pereira
Lisboa, 1953. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Museologia pelo antigo Instituto Português do Património Cultural e doutorado em Ciências da Arte (História da Arte) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Ensina na Universidade de Lisboa (na Faculdade de Letras e na Faculdade de Belas-Artes) desde 1979, sendo atualmente Professor Associado com nomeação definitiva na de Belas-Artes, onde desempenhou as funções de Presidente do Conselho Pedagógico (2005-2012), de Presidente do Conselho Científico (2012-2017) e de Diretor do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), de 2010 a 2016. Foi eleito em 2019 Presidente da Faculdade. Tem vasta e diversificada obra publicada nos domínios da História da Arte e da Cultura Portuguesas, da Crítica de Arte e da Museologia. É autor do Conceito e da Programação de vários Museus e Comissário ou Curador de grandes Exposições nacionais e internacionais em Portugal, em Espanha, no Brasil e em Macau, assim como foi o responsável pela coordenação científica dos respetivos catálogos. De 1 de Fevereiro de 2017 a 15 de Outubro de 2018 foi Adjunto do Ministro da Cultura para os Museus e Património.
Organização:
Bruno Marques (IHA/NOVA FCSH)
Eunice Ribeiro (CEHUM-Grupo2i/UM)