Conferência Obras dotadas de inteligência artificial: definições entorno de uma categoria artística, por Nikoleta Kerinska.
3 de Abril de 2023 | 17h > 18h30 | Grande Auditório
Ciclo de Conferências
Arte e Tecnologia como parte do processo de criação.
Estas conferências, com coordenação da Professora Diana Costa, com perfil de aula aberta, têm como grande objetivo celebrar a transversalidade artística do campo de atuação da Ciberarte, promover o encontro entre pessoas de diferentes contextos artísticos e transmitir novos olhares estéticos, usando como base a linguagem pluridisciplinar das artes digitais, virtuais e todo o campo tecnológico.
No dia 3 de abril realiza-se a conferência com o Título Obras dotadas de inteligência artificial: definições entorno de uma categoria artística, por Nikoleta Kerinska.
Resumo
Esta palestra examina as possibilidades oferecidas pelas técnicas de inteligência artificial no campo da arte. A minha hipótese é que, as obras de arte dotadas de inteligência artificial apresentam uma problemática comum e identificável no panorama geral das obras computacionais. O meu objetivo é analisar como a noção de inteligência é implementada em determinados projetos artísticos, e como as técnicas de inteligência artificial enriquecem as produções artísticas atuais do ponto de vista conceitual e formal. Inicialmente é realizado um estudo da noção de inteligência, e de sua transposição no campo da computação. Em seguida, a partir de um corpus de obras computacionais, são elaboradas algumas reflexões, que demonstram a hipótese em questão.
Convidada:
Nikoleta Kerinska
Biografia:
Nikoleta Kerinska é artista, pesquisadora e professora de arte na Universidade Federal de Uberlândia (Brasil) e da Universidade Politécnica Hauts-de-France (Valenciennes -França), formada em pintura e serigrafia pela Escola Nacional de Belas Artes (Sofia, Bulgária), com mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem, no departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (VIS – IdA – UnB, Brasil) e doutorado em Artes Plásticas, Estética e Ciências da Arte pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne. Foi membro do grupo de pesquisa Ficções e Interações, na Universidade de Paris 1 de 2006 até 2018, e, vice-líder do grupo de pesquisa Poéticas da Imagem, Universidade Federal de Uberlândia de 2014 a 2020. Foi diretora do Museu Universitário de Arte – Muna, em Uberlândia entre 2015 e 2018. Sua pesquisa e produção artística têm como foco o uso de técnicas de inteligência artificial no campo da arte. Em suas reflexões, ela se interessa pela simulação computacional como meio de construção de ficções artísticas, pelos diversos registros da imagem, e, especialmente pelas noções de transmídia e de intermídia no campo da arte. As convergências e as divergências entre texto e imagem como sistemas de signos dessemelhantes estimulam fortemente suas reflexões.
Site: https://nk.artificialis.org
Evento gratuito e que não requer inscrição, decorrerá no Grande Auditório com a convidada “em ZOOM”.
Está sujeito à lotação da sala.
Este evento é passível de ser fotografado e filmado e posteriormente divulgado publicamente.