Objetos que Crescem em Árvores: As Cuias Amazônicas e o Biodesign — exposição de andrea bandoni
© Marcela Cotta, 2022
03 > 18 OUTUBRO 2024 I GALERIA BELAS-ARTES
Inaugura no dia 3 de outubro, às 17h30, na Galeria da Faculdade de Belas-Artes a exposição Objetos que Crescem em Árvores: As Cuias Amazônicas e o Biodesign, de Andrea Bandoni, doutoranda em Design de Equipamento na FBAUL. A aluna é orientada pelos Professores Doutor Raul Cunca, Doutora Carla Paoliello (FBAUL), e Doutora Maria Cecília Loschiavo dos Santos (FAUUSP).
Horário: 2ª a sáb. 11h00/19h00
Este evento é passível de ser fotografado e filmado e posteriormente divulgado publicamente.
——–
Cuias são objetos de origem indígena feitos a partir dos frutos da árvore Crescentia cujete. A exposição estabelece um paralelo entre o artesanato tradicional das cuias amazônicas e o Biodesign, uma abordagem emergente na qual designers buscam trabalhar com organismos vivos.
Além de apresentar as cuias tradicionais, a exposição traz diversas peças produzidas por artesãs da Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém, que estarão à venda após o evento. Também são destacados objetos experimentais de Biodesign do projeto Cuia Colab, que investiga diversas possibilidades de biofabricação com as cuias.
São enfatizadas as diferenças entre o design industrializado e o trabalho com organismos vivos, ressaltando um processo mais lento, resultados não uniformes e uma conexão mais profunda com o território e as árvores cuieiras, propondo novas perspectivas no campo do design.
Apoio: Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA); Fundação “la Caixa” (ID 100010434 / código da bolsa LCF/BQ/DR22/11950001); Programa “Inova Amazônia – Pará” promovido pelo SEBRAE Brasil; e Projeto “Decolonising Sustainability Transitions Research in Practice,” financiado pelo Amsterdam Sustainability Institute e pelo CLUE+ (Vrije Universiteit).