2.ª edição do Doutoramento em Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Lisboa
As candidaturas para a 2.ª edição do Doutoramento da Universidade de Lisboa, que confere o grau em Ciências da Sustentabilidade: REcursos, Alimentação e SOciedade (REASOn), decorrem entre 13 de maio e 28 de junho de 2019.
Este Doutoramento foca-se na dimensão da produção e consumo de alimentos como vetor central dos desafios que se colocam à sustentabilidade, reconhecendo que a compreensão dos sistemas alimentares e a atuação sobre o sistema alimentar global são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e exigem investigação sobre as interações entre a ecologia e a socio-economia.
Para serem catalisadores de mudança, os profissionais do século XXI devem ser dotados de conhecimento científico sólido e, principalmente, ter capacidade de o incorporar para compreender as interações entre sistemas globais, naturais, sociais e humanos, e como essas interações afetam os desafios da sustentabilidade.
O Doutoramento foi concebido no âmbito do Colégio Food, Farming and Forestry (F3), mobilizando um corpo docente que inclui 47 professores de 17 das Faculdades e Institutos da Universidade de Lisboa para garantir a necessária inovação e interdisciplinaridade. Assenta num modelo de educação transformativa para criar impacte com método pedagógico responsivo, atento às novas formas de aquisição de competências e construção de conhecimento, combinando multidisciplinaridade com processos de aprendizagem imersivos e trabalho em “situação-problema”.
Tem como destinatários profissionais de sucesso e os melhores estudantes que procuram transformar conhecimento em resultados e inovação, com formação académica em qualquer área do conhecimento. Permite o desenvolvimento de tese em ambiente universitário, em ambiente empresarial/indústria, ou – numa tipologia inovadora em relação à oferta tradicional dos cursos de 3.º ciclo – em contexto profissional de trabalho. Este último modelo oferece a possibilidade de realização de uma tese aplicada a uma questão científica relevante para o exercício da atividade profissional quotidiana do doutorando, e que pode ser desenvolvida com ou na própria organização empregadora, para explorar a translação de duplo sentido entre prática e ciência.
PARA SABER MAIS: https://csustentabilidade.ulisboa.pt/