Nostalgias do futuro? Histórias e legados cruzados da modernidade — colóquio Internacional integrado no programa doutoral arte multimédia
Villa Saida, 2007 © Ziad Antar
28 E 29 ABRIL I GRANDE AUDITÓRIO FBAUL I ENTRADA LIVRE
O uso da maiúscula permite qualificar uma noção global e paradigmática: Homem, Natureza, Civilização, Modernidade, Estado. As narrativas determinadas por estas entidades abstractas pertencem geralmente a posições dominantes: as dos Impérios, das Nações, dos Museus, das Ciências. Contra ou com a História, outros pontos de vista permitem a emergência de histórias sem maiúscula: de proximidade, da ordem do diverso, do sensível. Essas narrativas não descrevem nem sistemas, nem programas, não lamentam a ausência passada ou futura, elas frustram-nos.
Esta articulação entre história e histórias, narrativa global e factos correntes, poderia ajudar-nos a compreender outras articulações como aquelas que foram sendo experimentadas pelo colectivo Suspended Spaces.
Sem pretender fazer uma leitura exaustiva dos períodos e problemáticas relacionados com a modernidade, parece essencial revisitar algumas questões ainda em curso, pendentes, impensadas, abandonadas, talvez ocultadas, e que poderiam explicar, em parte, o estado actual dos debates intelectuais e artísticos como aqueles relativos aos estudos pós-coloniais, ao spatial turn, à antropologia visual ou à história conectada.
Como fomos encontrando, metafórica mas também geopoliticamente, espaços, situações e questões que se entrecruzam e atravessam países aparentemente distantes uns dos outros, mas que tiveram ou têm relações intensas entre si, propomos fazer desta etapa portuguesa um momento de conexão entre histórias e territórios, nomeadamente o Brasil, Portugal e as ex-colónias portuguesas em África.