“natura” premiada na 7º Edição da Bienal Iberoamericana de Design
Portugal premiado na 7º Edição da Bienal Iberoamericana de Design.
A salamandra Natura, desenhada pela INNGAGE e produzida pela Fogo Montanha, volta a surpreender e é a grande vencedora da Bienal Iberoamericana de Design de 2020 na categoria de Design Industrial | Produto.
A Bienal Iberoamericana de Design (BID20) é organizada pela Fundacão de Design de Madrid (DIMAD) e conta já com 7 edições.
Uma iniciativa que premeia o melhor do design da America Latina, Portugal e Espanha, nas suas várias áreas de actuação.
A Natura, produto 100% português, foi o vencedor entre 140 trabalhos finalistas dos 420 que estavam selecionados a concurso. Irá estar em exposição e a representar Portugal na mostra da 7ª edição da Bienal Iberoamericana de Design, de 23 a 27 de Novembro de 2020, no Centro de Design de Matadero de Madrid.
Mas não é a primeira vez que a Natura recebe um galardão de design. Em 2017 foi premiada com um Red Dot Award e em 2018 foi nomeada para o German Design Award.
André Gouveia, ex-aluno e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, director-geral da INNGAGE, explica que o sucesso da Natura “surpreende mas é expectável porque temos muito boa indústria em Portugal e cada vez mais marcas bem preparadas para o palco mundial do desenvolvimento de produtos e inovação de produto”. Sublinha ainda que “é preciso um respeito muito grande entre quem desenha e entre quem produz e comercializa, para que as ideias se concretizem em produtos e o sucesso se alcance. Temos uma relação de 7 anos com a Fogo Montanha e já desenvolvemos vários produtos juntos, tendo sido a Natura o projecto mais desafiante mas também mais gratificante”.
SAPO (02/11/2020): O calor português aqueceu a Bienal Iberoamericana de Design – e venceu