Seminários Narrativa, Som e Artes I
6, 20, 27 JUNHO I AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES – 4 JULHO I SALA DE ANATOMIA 3.63 I 15H00-16H30 I INSCRIÇÕES ABERTAS
Estes seminários têm por objectivo captar o interesse do público para o potencial cognitivo da relação entre a narrativa, o som e as artes incidindo sobretudo no espaço-tempo contemporâneos. Destacam-se a emergência da auralidade nas artes e na literatura, colocando em evidência a crescente importância do som e da música, domínios do imaterial e do invisível, na arte e na cultura. As histórias orais, a lírica pop e rock, os audiobooks, o cinema, as artes visuais, as radionovelas e os novos média impregnam o nosso quotidiano, a nossa herança afectiva e cultural, em que a narrativa, o som e as artes são os ingredientes primordiais. O nosso objectivo é explorar e encorajar a reflexão sobre esta relação especial entre os vários média no contexto alternativo da arte e da cultura norte-americanas, criando paralelismos com o legado europeu e o transnacional.
Objectivos: Captar novos públicos, investigadores e alunos para uma área emergente e cuja importância é fundamental para o conhecimento da actualidade. Os participantes terão a oportunidade de conhecer excitantes temas e novas ferramentas de análise e de desenvolver as próprias percepções, projectos e gostos sobre os diversos topoi propostos. Os seminários têm suporte audiovisual.
FORMADORA: Anabela Duarte
INSCRIÇÃO
A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória, considerando o número limitado de lugares.
A inscrição poderá ser feita no Gabinete de Relações Públicas ou enviando a FICHA DE INSCRIÇÃO preenchida para o e-mail grp@fba.ul.pt.
Em caso de desistência agradecíamos que nos informasse através do e-mail grp@fba.ul.pt ou do telefone 213 252 108, considerando o número limitado de lugares.
SEMINÁRIO 1 – 6 de Junho – 15h00 – 16h30
Narrativas do som e o som das narrativas: relações e cruzamentos entre os dois domínios.
Tópicos: Música e Literatura; Audionarratologia; Pitágoras e o “véu acústico”/instalações, Pierre Schaffer e a acusmática/cinema; Ressonâncias da pintura; Radionovelas e Teatro Invisível; Música e linguagem; O cérebro e a música; João de Freitas Branco; Puritanos e a música de arte norte-americana; Leitmotiv; Wordpainting; Sonificação da ficção; Shakespearence; Fenomenologias do som.
SEMINÁRIO 2 – 20 Junho - 15h00 – 16h30
Henry David Thoreau, Charles Ives e a música das esferas. A história oral/aural norte-americana e o polimorfismo do som e das cidades.
Tópicos: Walden Pond; Soundscape; Linguagens em perigo e indigenidade; Afro-americanos e índios americanos; História aural; Transcendentalismo; Utopia; Ecologia social; Urbanismo insurrecto/Drop City/New Babylon; Territórios acústicos; Som e silêncio; Juan Munoz; David Lynch; Espaço acústico; Eco, vibração, feedback.
SEMINÁRIO 3 – 27 Junho - 15h00 – 16h30
Estéticas da Resistência em Lou Reed, The Raven (2003) e em Diamanda Galàs, The Mask of the Red Death (1989), de Edgar Allan Poe. Análise critica e comparativa dos textos e contextos de Poe em cruzamento com a obra de artistas contemporâneos.
Tópicos: The Following (TV, 2013); The Raven (Film, 2012); Torture Garden (Film, 1967); Robert Wilson e POEtry (2001); Jargão e linguagem urbana; Dramma per musica; Oratória; Glossolalia; Ruído; Fealdade (Umberto Eco); Language poets; Letrismo; Imaginação radical; Improvisação; Poesia sonora; Nine Inch Nails; Poe e as artes visuais.
SEMINÁRIO 4 – 4 Julho - 15h00 – 16h30
Debussy, Pelléas et Mélisande e o “Théâtre de la Peur.” “The Devil in the Belfry” e “The House of Usher,” duas óperas inacabadas do compositor francês com libretos baseados na obra de Edgar Allan Poe. Influências do poeta norte-americano na música moderna erudita.
Tópicos: Le Grand-Guinol; Caos e ordem; Orson Wells and Poe; Poe e os média; John Zorn (Naked City/Guinol,1992) e Jack Smith (Flaming Creatures, 1963); Toshio Hosokawa “The Raven”; Jean Epstein “La chute de la maison Usher” (1929); Sonoplastia; Baudelaire e os simbolistas; Odilon Redon; Antonin Artaud e o teatro da crueldade.
A segunda parte do curso decorrerá em Outubro de 2015. O programa será atempadamente divulgado, bem como o local e os horários.