Morreu Helena Almeida, uma das mais importantes artistas plásticas do século XX
Aos 84 anos, Helena Almeida faleceu na sua casa em Sintra, deixando inequivocamente mais pobre o universo da arte nacional e internacional.
Nascida em Lisboa, em 1934 e filha do escultor Leopoldo de Almeida (autor do Padrão dos Descobrimentos em Lisboa), Helena Almeida terminou a sua formação em Pintura na Escola Superior de Belas-Artes em Lisboa, em 1955, com vinte e um anos.
Através de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian realizou parte dos seus estudos em Paris, onde inicia o seu percurso na arte abstrata.
A partir dos anos 60 destacou-se pela sua obra multifacetada, sobretudo envolvendo a fotografia, tornando-se uma figura conhecida no panorama artístico português contemporâneo e uma das mais importantes do último século.
Quando volta para Portugal, em 1967, realiza a sua primeira exposição individual, na Galeria Buchholz. Desde então foram 50 anos de carreira, até aos seus últimos trabalhos, alguns deles feitos ainda este ano e agora expostos na Galeria Helga de Alvear, em Madrid.
A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa não quer deixar de prestar homenagem a esta artista plástica que é considerada uma das mais importantes do século XX, que elevou a arte nacional, projetando-a para palcos internacionais.