convergências, vínculos, intersecções — exposição de nicoleta sandulescu
15 MAIO > 07 JUNHO 2023 I MAISON DU PORTUGAL ANDRÉ GOUVEIA, PARIS
As modificações plásticas e semânticas a que Nicoleta conduz algumas obras icónicas de Dordio Gomes, nomeadamente as Casas de Malakoff e o Autorretrato com Natureza Morta, são a expressão consistente e feliz do encontro de duas gerações de pintores muito distintas, com 100 anos a separá-las (as Casas de Malakoff foram pintadas em 1923).
Todavia, o “abismo” que separa as duas épocas constitui o intervalo no qual Nicoleta imerge para reinventar o seu espaço pictural, mas também enfatizar o espaço desdobrado pelo próprio Dordio nas suas composições mais ousadas. Digamos, pois, que os dois modos de pensar e executar a espacialização pictural se inter-iluminam, abrindo ainda uma clareira para outras interligações. Seja no plano ficcional, por intermédio das figuras mobilizadas (por vezes com laivos de autorrepresentação da própria artista) e da multiplicação dos ângulos das casas (vistas de dentro ou de fora); seja ainda pelos planos e ritmos engendrados por Nicoleta, que embora partam de Dordio, deste se autonomizam para dar corpo a um conjunto de pinturas e desenhos de grande envolvimento e fluidez, escala muito generosa, diversos momentos de interpelação dos espectadores, mais discreta ou mais objectiva e destemida, como podemos vislumbrar em olhares que nos perscrutam, ângulos que nos assaltam, sombras que nos encobrem.
Ao sentido destas metamorfoses em torno de Dordio Gomes, acresce um domínio invulgar dos meios de expressão empregues por Nicoleta, impregnando os seus trabalhos com uma “substância” que é tratada com elevado recorte técnico e “performativo”, no que concerne à encenação/espacialização pictural das suas figuras, formas e objectos.
José Quaresma