metamorfoses da azulejaria: portugal/brasil – releituras, revisões, recriações
2 JUNHO > 10H30 I GRANDE AUDITÓRIO FBAUL /// 3 JUNHO > 10H30 I MUSEU NACIONAL DO AZULEJO
Neste colóquio pretendemos reflectir sobre a Azulejaria Portuguesa e Brasileira contemporâneas e sobre as suas articulações com o Design, a Arquitectura e a Arte. O nosso objectivo é analisar e discutir os fenómenos da criação e recepção, as continuidades, as rupturas e as novas apostas relativamente à metamorfose das linguagens históricas da azulejaria na produção contemporânea. Para alcançar estes objectivos e ouvir novas vozes estendemos o nosso convite a personalidades de fora da historiografia tradicional desta área.
Esta iniciativa surge no contexto de um projecto de Pós-doutoramento da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, no qual se explora o encontro entre as culturas portuguesa e brasileira. O trabalho de investigação proposto pretende reflectir sobre diferentes questões, entre elas a contemporaneidade criativa na azulejaria e, sobretudo, a controversa problemática da construção e desconstrução das identidades pós-coloniais. Com o contributo de todos, poderemos estabelecer pontos comuns na intersecção das duas nacionalidades, de modo a facilitar o diálogo em futuros intercâmbios científicos.
Nesta promissora troca de saberes, acreditamos na possibilidade de se poderem estabelecer tópicos para um debate profícuo e esperamos assistir ao surgimento de perspectivas inovadoras que servirão como alicerces para a criação de novas linhas de investigação, releitura, revisão e recriação da arte.
No fim do nosso encontro pretendemos criar um ponto de partida para a organização de um futuro congresso internacional, que possa vir a contar com uma participação ainda mais alargada.