Masterclass com Jorge Pelicano, realizador do documentário “Pára-me de repente o pensamento”
28 MAIO > 14H30 I AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES I ENTRADA LIVRE
“Pára-me de repente o pensamento”, realizado por Jorge Pelicano, apresenta a visão sobre o mundo pouco explorado da doença mental, através do olhar do ator Miguel Borges, que submergiu durante três semanas na realidade do Hospital Psiquiátrico Conde de Ferreira (Porto) para a preparação e pesquisa de uma peça de teatro sobre a loucura.
O ator acaba por integrar o grupo de teatro terapêutico constituído por alguns utentes que ensaiam uma peça a propósito dos 131 anos da instituição hospitalar.
“Pára-me de repente o pensamento” pretende contribuir para o derrubar dos estigmas em torno da doença mental, permitindo ao público conhecer o lado humano, irracional e emocional, assim como todos os outros lados que, afinal, constituem a complexidade humana.
Na Masterclass, Jorge Pelicano apresentará o processo criativo e técnico do seu documentário e o modo como foi executada cada fase de produção (pré-produção, rodagens, pós-produção) no ambiente sensível de um hospital psiquiátrico.
EXIBIÇÃO NOS CINEMAS:
UCI Arrábida Shopping (Gaia)
16h30 | 21h40
Cinema City Alvalade (Lisboa)
13h30 | 19h40 | 21h40 | 24h (Sessão apenas sexta-feira e sábado)
SINOPSE:
Cafezinho, cigarrinho. Moedinha, outro cafezinho. Utentes vagueiam pelos corredores. Circulam sós. Esperam. Mais uma passa, um cigarro que morre em beata. Terapias que apelam aos sentidos. Rotinas que os puxam para a realidade. É a vida que se repete nos espaços de um hospital psiquiátrico. A lucidez e a loucura vivem juntas. Do mundo exterior chega o ator Miguel Borges que procura o seu personagem para uma peça de teatro, submergindo no mundo interior dos esquizofrénicos. Os utentes são parte do processo de construção do personagem. No meio da névoa o ator depara-se com um poema de Ângelo de Lima, alienado de condição. O personagem de teatro nasce. O cinema documenta.
www.paramederepenteopensamento.com