Master Class com Susana Lourenço Marques
21 NOVEMBRO > 18H30 I AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES
Apresentação do livro
Ether/vale tudo menos tirar olhos (1982-1994)
um laboratório de fotografia e história
A Ether/vale tudo menos tirar olhos marcou a cultura fotográfica em Portugal nas décadas de 1980 e 1990. Estruturada como uma associação, organizou exposições e edições que deram corpo a novos olhares e discursos. A recolha, inventariação e leitura crítica realizada por Susana Lourenço Marques permite compreender o seu programa ecléctico e o modo como se estabeleceram as fundações indispensáveis para o reconhecimento de um valioso património de referências históricas.
Ao longo dos seus treze anos de actividade, entre 1982 e 1994, realizaram-se vinte e sete exposições que ampliaram a relação entre fotografia, cinema, desenho, pintura e literatura. Este livro percorre essas exposições que recuperam o património fotográfico das décadas de 1930 a 1960, redescobrindo nomes então esquecidos e hoje fundamentais — como Victor Palla e Costa Martins, Gérard Castello-Lopes, António Sena da Silva, Carlos Afonso Dias ou Carlos Calvet — e apresentando uma nova geração de autores — como Daniel Blaufuks ou Augusto Alves da Silva. Esse percurso culminou nas comemorações dos 150 anos da invenção da fotografia com duas retrospectivas-síntese da história da Fotografia em Portugal, onde se forjou a base para a obra seminal de António Sena, a História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997.
Este livro não é um mero relato dessa história, e constrói um olhar singular sobre este espaço de produção, formação e circulação da fotografia. Assim se revelam os seus protagonistas, mas, sobretudo, uma relação efectiva com as imagens fotográficas, descoberta nos seus formatos de eleição: as exposições e os livros.
Susana Lourenço Marques, designer (FBA.UP, 1999).
É professora auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É doutorada em Comunicação e Arte pela FCSH.UNL, com a tese Fotografia-História, o pensamento em imagens (2016).
Realizou o programa Recherches Doctorales Libres (2010/2011) na EHESS (Paris), foi visiting researcher na George Eastman House, Rochester (2012) e integrou a Université d’été de la Bibliothèque Kandinsky, Pompidou, 5e édition (2018).
É autora dos livros Lições de Hospitalidade (2006) e Pó, Cinza e Nevoeiro, ensaio sobre a ausência (Prisma, 2018) e co-editora de Ag, reflexões periódicas sobre fotografia (Porto, 2009). Tem realizado conferências e publicado artigos em revistas da especialidade sobre exposições e livros de Fotografia e História da Fotografia em Portugal.
Foi responsável pelo comissariado de Plano Geral, Grande Plano (Casa da Memória, 2013) e Quem te ensinou? — Ninguém de Elvira Leite (Pavilhão de Exposições, FBA.UP, 2016).
Co-fundou em 2014 a editora Pierrot le Fou.