Marta Strambi: insurgência autobiográfica
Marta Strambi, Infrutescência, 2019
02 > 22 AGOSTO 2024 I GALERIA BELAS-ARTES
Inaugura no dia 2 de agosto, às 14h00, na Galeria da Faculdade de Belas-Artes a exposição Marta Strambi: insurgência autobiográfica.
Curadoria de Luís Jorge Gonçalves.
Horário:
2ª a 6ª – 11h00/17h00
sábado – 11h00/15h30
Este evento é passível de ser fotografado e filmado e posteriormente divulgado publicamente.
Marta Strambi é Artista Visual. Pós-Doc, ESE, Porto, Portugal. Doutora em Artes, ECA, USP, São Paulo, Brasil. Mestre em Artes, IA, Unicamp, Campinas, Brasil. Especialista em Educação, FE, Unicamp, Campinas. Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, PUC de Campinas, Brasil. Aperfeiçoamento e habilitação Plena em Música e em Piano, Conservatório Carlos Gomes, Ribeirão Preto, Brasil.
Tem um largo percurso académico, na lecionação, orientações de teses e dissertações, participação em júris e numerosos artigos publicados. A sua obra artística já esteve presente em mais de 250 exposições em várias cidades do Brasil e em diferentes países, onde se inclui Portugal, Espanha, França, Países Baixos, entre outros países.
O trabalho de Marta Strambi une a investigação, com diferentes materiais, à reflexão sobre o estado do mundo. Desta união surgem formas que nos fazem refletir sobre o nosso quotidiano. Nas palavras de Mauricius Farina:
“As experiências de Marta Strambi como artista são articuladas a partir de argumentos críticos motivados pela vivência, para ela, prosseguir trabalhando é constantemente desafiar sua relação com a facilidade da vida e das formas prontas, com o esquema. Há uma motivação crítica que lhe impulsiona na constante experiência e na realidade cercada por uma fragilidade onde as opressões se manifestam. Seu trabalho, ao tratar dos modos de resistência, do vazio, da origem, da vida social em desequilíbrio, do veneno e do contraveneno, nos convida a refletir sobre uma resiliência necessária para sobreviver às emergências que acontecem na vida como uma constante distopia.” (A via das máscaras: as artes. Congresso no CSO 2021. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas, 1104-1106)
Na sua proposta de exposição Marta Strambi propõe trazer díspares matérias, com distintas funcionalidades. Nada surge do acaso. Manifesta as suas preocupações com as nossas vidas. Estamos constantemente a usar e abusar de materiais para os quais não damos importância, como os saquinhos de chá e as caixas de medicamentos, que resultam de uma tecnologia, que rodeia as nossas vidas. São banais para nós. No entanto, exigiram investigação, tecnologia, vários tipos de matérias-primas e muita energia para a sua produção. No final, utilizamos por breves segundos e tornam-se lixo.
A exposição Marta Strambi: insurgência autobiográfica, faz-nos refletir sobre as preocupações pessoais da artista, que devem ser as inquietações existenciais da nossa espécie. Estamos num momento, da nossa passagem pelo planeta Terra, que nos deve afligir a todos. Uma caixa de medicamentos, ou uns saquinhos de chá simbolizam a nossa incapacidade de realizarmos leituras integrais da realidade. Cada um se fecha no seu cosmos e responde unicamente à sua visão de mundo.
Esta exposição é uma chamada da atenção para os nossos problemas existenciais, que começam no quotidiano de cada um. Há uma mensagem sobre a sustentabilidade necessária. O planeta não suporta um crescimento constante. Há um limite. Deixamos neste processo o desperdício, que Marta Strambi chama a atenção com as suas imagens.
Tudo parte do nosso cérebro, a essência do nosso ser. Por isso Marta Strambi nos coloca perante o cérebro. Com as suas imagens podemos olhar para esse órgão ainda muito desconhecido para nós, mas que nos mantém vivos, em cada fração de segundo da nossa existência. Olhar para o cérebro humano é sempre um mistério, é vislumbrar o desconhecido. Torna-se indispensável olhar para exposição Marta Strambi: insurgência autobiográfica, como um manifesto necessário sobre as nossas atitudes.
Luís Jorge Gonçalves
Marta Strambi: insurgência autobiográfica
A exposição Marta Strambi: insurgência autobiográfica”tem um caráter retrospetivo. Está relacionada com aspetos autobiográficos na minha produção e será composta por objetos em grés, instalações, animação digital a partir de uma nanoarte e de imagens digitais, de bioartes (materialidades construídas a partir desse procedimento) e de uma videoarte.
As travessias que percorremos conduzem-nos aos nossos desígnios, sejam pelos aspetos mais insurgentes, correspondentes à realidade da vida, como na duvidosa obrigatoriedade do uso de medicamentos com ação de ingestão diária, ideia contida na obra Campo de forças que nos ajuda a reconhecer o sentido de si como motivo poético.
Também há que se recuperar aspetos de nossas memórias, projetando nessa exposição como nas obras Subjaz ao Cru (uma chuteira de futebol) e Vulnerável, um gravador contendo fitas cassetes, simulando fricções nos limites entre arte e vida. Essa inseparabilidade do autobiográfico, que ao simular ficções pode estar na compreensão dos limites desse território ou na sua contramão, onde um contém o outro e vice-versa também se insinua em outros lugares. Ao reaver os desejos de uma feminilidade, projetados em corpos políticos matéricos, como nas obras Robus, Molotove-me, Pronta Entrega e Pronta Entrega com Gordura, que se expõem em fragmentos, nos permite revisitar vivências e perceber o mundo através do nosso corpo, reaprendendo com ele.
Memory in Connection é tomada por uma tensão autobiográfica, conexão entre topologias: nano do ouro com uma imagem do cérebro, unidos em uma animação digital. As bioartes se posicionam, também sob o domínio da busca, de apreender resultados e curas, através de remédios e suas bulas, compondo trajetos que se mesclam na biocoisa, a matéria fundante. Similarmente, à Infrutescência faz a ação da cura pela reza, com um cacho de corpos de porcelana e tecido, composta de limões/seios e sementes naturais de laranja, fazendo às vezes de um terço.
Enfim, aqui se mesclam processos autobiográficos, tanto do espírito de uma realidade tensa, como de ficções que se dão no calor da hora, como traz a memória de um campo em questão, projeções de uma trajetória na arte.
Marta Strambi