Mariano Piçarra e João Abreu Valente, vencedores dos Prémios do Ano do Design Português
PRÉMIOS DO ANO DO DESIGN PORTUGUÊS I 11 SETEMBRO > 29 NOVEMBRO I MUSEU NACIONAL DOS COCHES
O Prémio Pádua Ramos distinguiu Mariano Piçarra com o projecto “360º Ciência Descoberta” em design de interiores na categoria de profissionais. Mariano Piçarra é designer e professor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
O Prémio Daciano da Costa, direccionado para design de produto, na categoria de estudantes/finalistas foi entregue a João Abreu Valente com o projecto “Teapot’set”. João Abreu Valente é licenciado em Design de Equipamento (2008) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
No ano do design português, prémios homenageiam Sebastião Rodrigues, Daciano da Costa e Pádua Ramos, iniciativa do Secretário de Estado da Cultura e do Ministério da Economia.
Os 26 trabalhos seleccionados pelo júri dos Prémios de Design Português estão em exposição no Museu Nacional dos Coches até 29 de Novembro. Para além dos projectos expostos, os visitantes poderão também assistir a um documentário sobre os três mestres que dão nome aos prémios: Sebastião Rodrigues, Daciano da Costa e Pádua Ramos.
NotÍcia no IPSÍLON, JORNAL PÚBLICO de 12 de Setembro de 2015
Prémio Sebastião Rodrigues – Design de Comunicação
Este prémio inspira-se no trabalho e papel de Sebastião Rodrigues (1929-1997), incontornável referência no campo do design gráfico, premiado com o Award of Excellence da ICOGRADA (1991) pela sua obra multifacetada e inovadora, não só ao nível do design editorial, cartaz, publicidade e identidade visual, mas igualmente na valorização da investigação, do método e do pensamento crítico em design. Dirigido a finalistas e a profissionais, este prémio assinala a importância do design de comunicação nacional nas suas diversas áreas e formas de aplicação.
Prémio Daciano da Costa – Design de Produto
Sob o nome de Daciano da Costa (1930-2005), este prémio debruça-se sobre trabalhos de finalistas universitários e profissionais, submetidos a concurso. Com uma obra diversificada, orientada por uma procura de design total, Daciano da Costa, a grande referência no campo do design de produto nacional, distinguiu-se como designer industrial, arquitecto, empresário e professor de design, deixando-nos a herança de uma compreensão do projecto mais integradora e exigente. Este prémio dá relevo ao design de produto nacional nas suas diversas áreas.
Prémio Pádua Ramos – Design de Interiores
Aberto a finalistas e profissionais, este prémio recebe o nome de Pádua Ramos (1931-2005), figura marcante no campo do design de interiores, quer através do seu trabalho individual de designer e arquitecto, quer da obra desenvolvida no contexto do atelier GALP – Gabinete de Arquitectura e Urbanismo. Galardoado, entre outros, com o European Community Design Prize (1990), Pádua Ramos deixou a sua influente herança igualmente enquanto professor e coleccionador. O prémio valoriza a qualidade do design de interiores nacional nas suas diversas áreas e tipologias.