“labor-atório livro-atónito” – exposição de jorge dos reis
16 MARÇO > 30 ABRIL I MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
LABOR-ATÓRIO
LIVRO-ATÓNITO
Jorge dos Reis
Curadoria de António Pedro Mendes
Inaugura 16 março, às 19h00
Galeria do Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Este projecto coloca o espaço da página do livro científico e o espaço do laboratório em contraponto e justaposição. O livro de estudo ou manual de trabalho habita no espaço laboratorial de investigação.
Deste modo são as páginas da edição que se agrupam nos cadernos constituintes do livro; para assim surgirem planificadas e no seu todo constituírem o próprio manual livresco distribuído pelo laboratório.
O trabalho apresentado é constituído por trinta pinturas, em acrílico sobre papel, no formato 70×100 com dobras que pretendem representar o livro científico de laboratório, planificado e a sua imposição tipográfica.
As linhas horizontais representam as linhas da escrita científica com abertura de parágrafo e entrelinha. A volumetria do traço diz respeito ao tamanho do corpo de letra seleccionado tendo em conta a diversidade gráfica dos manuais de ciência onde encontramos texto próprio, citações dentro e fora do texto, notas de rodapé e legendas de figuras.
Esse modo atónito aquando da realização da leitura de vários textos científicos em simultâneo ou em sequência é representado pela sobreposição das linhas de dois ou mais textos e pela proximidade dos traços apenas separados pelos vincos e pelas dobras dos cadernos nos livros ou manuais de laboratório.
Jorge dos Reis