Joaquim António Viegas – a construção de um cenógrafo
18 JUNHO 2022 > 26 FEVEREIRO 2023 I MUSEU MUNICIPAL DE FARO
Inaugurou nos dia 18 Junho, às 18h00, no Museu de Faro, a exposição de Joaquim António Viegas – a construção de um cenógrafo.
Nesta exposição que inclui muitas obras produzidas por Joaquim António Viegas enquanto aluno da então Escola de Belas-Artes, agora Faculdade, são apresentados dois desenhos da Coleção de Desenho Antigo da FBAUL.
Coordenação da Investigação e Curadoria Científica do Prof. Fernando Rosa Dias, com colaboração de Alberto Faria, doutorando da FBAUL.
Nascido em Faro em 1874, mas com um percurso de carreira artística em Lisboa, Francisco António Viegas fez uma formação de Pintura Histórica na Escola de Belas-Artes de Lisboa (1892-1900), mas cedo começou a colaborar com o pintor-decorador Domingos Costa (1886-1900) e depois com o cenógrafo Eduardo Machado (1900-1907). Cedo começou a abandonar uma carreira de pintor de arte, que manteria apenas esporadicamente no género da paisagem. Em 1907 assumia a primeira encomenda de cenógrafo, área em que se destacaria como um dos mais ativos em Lisboa na primeira metade do século XX. Depois da recente exposição no Museu de Faro, que apresentou a sua faceta de colecionador através do impressionante acervo de cartazes dos primórdios do cinema, esta exposição apresenta o artista, num percurso desde a sua formação de pintor à sua ampla carreira de cenógrafo, a que se dedicaria praticamente até falecer em 1946.