Investigações em Conservação do Património (ICP 2024) 5º Congresso Ibero-Americano. Inovação Digital na Preservação do Legado Cultural
17 > 19 OUTUBRO 2024 I AUDITÓRIO ROIG DA FACULDADE DE BELAS ARTES DA LA UNIVERSITAT POLITÈCNICA DE VALÈNCIA
Instituições envolvidas na Organização:
- Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
- Cátedra UNESCO Fórum, UPV
- Instituto Universitario de Restauración del Patrimonio, UPV
- Departamento de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, UPV
- Área de Fondo de Arte y Patrimonio, UPV
Apresentação
Preservar o nosso património cultural é construir uma ponte entre o passado e o futuro, onde cada pedra conta uma história inestimável.
Na fascinante intersecção entre passado e presente, onde a história se encontra com a vanguarda, a inovação digital apresenta-se como uma ferramenta crucial para a preservação do legado cultural. No contexto da conferência Investigações na Conservação do Património – ICP 2024, exploramos as fronteiras da tecnologia e do património cultural, concentrando-nos em ferramentas digitais e estratégias inovadoras que estão a moldar o futuro da conservação e restauro.
A nossa disciplina não envolve apenas a proteção física dos bens culturais, mas também a criação de pontes entre gerações que permitam que as narrativas históricas perdurem na era digital. Nesta jornada de investigação, investigamos a riqueza da criatividade humana, enquanto examinamos como as soluções digitais captam a essência do passado e abrem portas a novas formas de compreensão no domínio da experiência cultural.
Considerando as grandes instituições culturais e as complexas intervenções de conservação e restauro, mas também projetos mais pequenos e soluções sustentáveis adaptadas a recursos limitados, pretendemos traçar o panorama da inovação digital na preservação do património. Embarcamos numa jornada onde a adaptabilidade e a resiliência se encontram com a tecnologia e onde as comunidades locais podem desempenhar um papel vital na construção de um legado sustentável para as gerações vindouras.
Através deste congresso esperamos inspirar diálogos que transformem positivamente a forma como concebemos e preservamos o nosso valioso património cultural na era digital.
Bem-vindo a um espaço onde a tradição e a tecnologia convergem para forjar um futuro onde o legado cultural prospera com vitalidade renovada.
Chamada de Trabalhos
Temos o prazer de convidá-lo a enviar o resumo da sua contribuição para o V Congresso Ibero-americano de Investigações em Conservação do Património (ICP 2024), subordinado ao tema Inovação Digital na Preservação do Legado Cultural que decorrerá na Faculdade de Belas-Artes da Universitat Politècnica de València entre 17 e 19 de outubro de 2024.
Tenha em consideração as seguintes datas para envio de resumos:
– Prazo para envio de trabalhos: 19/05/2024
– Notificação de aceitação ou rejeição de comunicações: 09/06/2024
– Inscrição de autores: Após a aceitação da comunicação, é imprescindível que pelo menos um dos autores esteja inscrito no congresso até 15/07/2024.
- Publicação das atas: Concluído o congresso, a Comissão Organizadora entrará em contacto com os autores para lhes fornecer as instruções para a apresentação dos artigos que farão parte das atas. Para o efeito, os autores comprometem-se a assinar a declaração de propriedade da obra e de cedência de direitos.
- Para a redação do artigo final, que fará parte das atas da conferência, os autores comprometem-se a respeitar as orientações estabelecidas pela comissão organizadora, bem como as regras de estilo do modelo que lhes será fornecido.
Mais informações no site da conferência: https://cultura.upv.es/actividades/content/congresos_jornadas/content/2024_icp/cas/index.html
Da mesma forma, para esclarecer qualquer dúvida pode escrever para o email: icp2024@upv.es
COMISSÃO ORGANIZADORA ICP 2024
Política de avaliação original
Todas as comunicações serão submetidas a revisão por pares cegos. A seleção será feita pela comissão científica do congresso, de acordo com a sua originalidade, interesse, rigor metodológico e clareza expositiva.