A Faculdade de Belas-Artes acolhe investigadores doutorados, portugueses e estrangeiros, para a realização de programas individuais de investigação de pós-doutoramento.
O programa de pós-doutoramento consiste na realização de um projeto avançado de investigação científica supervisionada.
Os planos de trabalho são estabelecidos em ligação direta com as atividades de ensino da Faculdade e com os seus Centros de Investigação.
A realização do programa dá lugar à passagem de um certificado emitido pela Faculdade.
- Os titulares de grau de doutor ou equivalente legal;
- Os titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 3.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de doutor pela Comissão de Estudos Pós-Graduados.
organização
A aprovação da candidatura a um programa de pós-doutoramento é feita a título individual, pela Comissão de Estudos Pós-Graduados, com base na proposta apresentada pelo candidato, no seu currículo académico, científico e artístico e no parecer científico do professor ou investigador doutorado que orientará os trabalhos.
O programa de pós-doutoramento é enquadrado num dos Centros de Investigação da Faculdade e realizado numa das suas linhas de investigação, devendo, sempre que possível, articular-se com projetos em curso.
duração
Cada programa de pós-doutoramento tem a duração mínima de 6 meses e máxima de 6 anos.
orientação
A orientação do programa de pós-doutoramento deve ser realizada por um professor ou investigador doutorado da Faculdade de Belas-Artes, especialista no domínio em que se insere a investigação a desenvolver, que seja membro integrado de uma das unidades de investigação e desenvolvimento da Faculdade.
Em casos devidamente justificados, a Comissão de Estudos Pós-Graduados pode designar, para além do orientador, um máximo de dois coorientadores, professores ou investigadores com o grau de doutor, ou especialistas no domínio em que se insere a investigação reconhecidos como idóneos pela mesma.
Documentos necessários à candidatura
O processo de candidatura a Pós-Doutoramento implica a apresentação dos seguintes documentos:
- Documento comprovativo da titularidade do grau académico de doutor;
- Curriculum vitae atualizado, incluindo trabalhos publicados ou devidamente documentados;
- Projeto de investigação, com as seguintes indicações: título da investigação; resumo; objetivos; estado da arte; desenvolvimento; bibliografia; plano de trabalho com calendarização. Deverá igualmente indicar a Secção do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) ou a linha de investigação do Vidro e Cerâmica para as Artes (VICARTE) em que será alojado o trabalho de investigação e a sua linha de investigação;
- Documento de aceitação de orientação dos trabalhos de pós-doutoramento (com parecer científico sobre o projeto de investigação a desenvolver) emitido por um professor ou investigador doutorado da Faculdade de Belas-Artes, que seja membro integrado de uma das unidades de investigação e desenvolvimento da Faculdade;
- Bilhete de identidade/cartão de cidadão ou passaporte.
Legalização de documentos estrangeiros
Caso tenha concluído o grau académico no estrangeiro e não tenha procedido previamente a qualquer pedido de registo, equivalência ou reconhecimento em Portugal, para efeitos de candidatura ao Programa de Pós-Doutoramento deverá requerer a legalização da sua certidão de doutoramento pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito.
De igual modo, e caso o país em que concluiu o grau tenha aderido à Convenção Relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Actos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia a 5 de Outubro de 1961, poderá em alternativa autenticar o certificado através da Apostila da Convenção de Haia.
Excetuam-se desta obrigatoriedade de legalização os certificados emitidos em países membros da União Europeia.
No caso dos documentos não estarem em português, inglês, francês, espanhol ou italiano, devem ser traduzidos para um destes idiomas por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa no país onde o documento foi emitido. De igual modo, poderão realizar e certificar traduções as seguintes entidades: notários; consulado em Portugal do país onde o documento foi emitido e tradutor idóneo; conservadores de qualquer Conservatória; oficiais de registo; advogados e solicitadores.
Pela apresentação da candidatura são cobradas as taxas de candidatura (não reembolsáveis) abaixo indicadas:
Candidatura on-line > 50 EUR
Candidatura presencial > 75 EUR
Como apresentar a candidatura
Candidatura on-line
A forma mais simples e rápida! Antes de efetuar a sua candidatura on-line ao Programa de Pós-Doutoramento pedimos que leia atentamente as instruções abaixo. Em caso de dúvidas na submissão da candidatura, não hesite em contactar os Serviços Académicos da Faculdade de Belas-Artes.
- Para efetuar a sua candidatura on-line deverá aceder ao sistema FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta Campus@ULisboa. Caso tenha perdido o acesso à sua conta Campus@ULisboa, poderá efetuar a sua recuperação aqui.
- Caso não tenha frequentado qualquer curso na Faculdade de Belas-Artes e não possua conta Campus@ULisboa, deverá necessariamente realizar um pré-registo na aplicação FenixEdu aqui.
- Nota Importante: Têm ocorrido alguns problemas no envio de mensagens para a realização do pré-registo para endereços com os seguintes domínios: @netcabo.pt; @hotmail.com; @vodafone.pt. Como o motivo das falhas da entrega é alheio à ULisboa, caso o seu email seja de um desses domínios, informamos que não podemos garantir que as notificações do processo de candidatura sejam entregues atempadamente.
- Após aceder à aplicação, deverá selecionar o separador Candidaturas. Seguidamente, deverá criar a sua candidatura, escolhendo o regime e o curso. Após estes passos, deverá preencher os dados solicitados no formulário eletrónico.
- Deverá anexar em formato digital (em ficheiro pdf) todos os documentos necessários ao processo de candidatura.
- A candidatura on-line apenas se tornará válida após o pagamento da respetiva taxa de candidatura, sendo para o efeito disponibilizado uma referência multibanco. Caso não seja efetuado o pagamento até à data indicada, a candidatura será anulada. Para outras opções de pagamento, nomeadamente através de VISA/Mastercard, deverá contactar diretamente os Serviços Académicos através do endereço academicos@fba.ul.pt.
- A não submissão dos documentos necessários, ou a sua incorreta apresentação (p. ex., documento ilegível, documento estrangeiro não legalizado, etc.) invalidará a candidatura, sendo o candidato informado de tal facto através da plataforma FenixEdu ou por correio eletrónico. Em caso de incorreção, o candidato deverá promover as alterações indicadas até final do prazo para submissão da candidatura. Caso não sejam realizadas as correções necessárias ou apresentados os elementos solicitados, a candidatura será anulada.
- Os erros ou omissões cometidos no preenchimento do formulário eletrónico de candidatura, ou na instrução do processo de candidatura, são da exclusiva responsabilidade do candidato.
A candidatura será posteriormente avaliada pela Comissão de Estudos Pós-Graduados da Faculdade, sendo o interessado informado da decisão através de mensagem de correio eletrónico. Em caso de admissão, a mesma estará condicionada à apresentação nos Serviços Académicos do original (ou cópia autenticada) do certificado comprovativo do grau académico, durante o prazo indicado.
>>> Inicie a Candidatura On-Line aqui
Presencialmente nos Serviços Académicos
Poderá apresentar a candidatura presencialmente nos Serviços Académicos da Faculdade durante o seu horário habitual de atendimento, fazendo-se acompanhar de todos os documentos requeridos.
Prazo de candidatura
De modo a permitir a avaliação por parte da Comissão de Estudos Pós-Graduados, a candidatura deve ser apresentada com uma antecedência mínima de 6o dias em relação ao período proposto para início dos trabalhos do programa de pós-doutoramento.
Avaliação do Pós-Doutoramento
No final do programa de pós-doutoramento é feita, pela Comissão de Estudos Pós-Graduados, a respetiva avaliação qualitativa, com base em relatório elaborado pelo investigador pós-doutorado e nos pareceres do professor ou investigador orientador e da Comissão Científica do CIEBA, ou do responsável da secção da unidade de investigação e desenvolvimento da Faculdade que acolhe o projeto.
Os elementos indicados devem ser submetidos pelo investigador pós-doutorado, à Comissão de Estudos Pós-Graduados, no prazo máximo de 60 dias após o terminus do programa de pós-doutoramento.
O relatório de pós-doutoramento deve, com as necessárias adaptações, seguir as normas gráficas da Faculdade para a apresentação de teses.
O relatório, acompanhado dos pareceres indicados, é entregue nos Serviços Académicos, devendo o processo incluir dois exemplares do relatório em suporte papel e um em suporte digital, em formato não editável.
A Comissão de Estudos Pós-Graduados pode determinar a realização de uma prova pública, onde o investigador pós-doutorado efetuará a apresentação do relatório e dos resultados da investigação.
Concluída a avaliação, o seu resultado final é expresso pelas fórmulas de Recusado ou Aprovado.
A realização do programa, com sucesso, dá lugar à atribuição de um certificado de realização de um programa de pós-doutoramento em Belas-Artes, mediante requisição pelo interessado.