Imagens Incendiárias
22 DEZEMBRO > 8 JANEIRO I GALERIA
Curadoria: Guilherme Tosetto, doutorando
Coordenação: Rogério Taveira
Imagens Incendiárias
Guilherme Tosetto apresenta-nos fotografias de dois grupos de fotógrafos que dão pelo nome de Mídia Ninja e selvaSP. Estas imagens dizem respeito exclusivamente aos protestos de junho de 2013 no Brasil, o momento do aparecimento destes coletivos o qual despoletou uma nova abordagem ao fotojornalismo, sobretudo à forma de disseminação das imagens através da internet com a possibilidade da redução temporal drástica entre a tomada de vista e a circulação online. Assim os Mídia Ninja, jornalistas organizados com o intuito de produzir conteúdo independente conseguiram, além das fotografias, transmitir via streaming ao vivo o que acontecia nas ruas do país. Os selvaSP, grupo de fotógrafos inspirados pela street photography, aproveitaram este momento de ebulição nas ruas para realizar um trabalho relevante na captação da violência de alguns destes protestos.
O caráter independente destes fotógrafos não impediu que algumas destas fotografias fossem absorvidas pelos média tradicionais, como grandes jornais e portais de notícias e, finalmente, tenham sido integradas no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo conferindo-lhes, deste modo, já não apenas um carácter interventivo noticioso mas também o reconhecimento de qualidade artística passível de integrar o acervo museológico de uma das mais importantes instituições culturais brasileiras.
Guilherme Tosetto é doutorando em fotografia na Faculdade de Belas-Artes. A sua pesquisa centra-se na comparação entre os espólios fotográficos do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
A exposição que aqui apresenta versa algumas das mais recentes aquisições do Museu de Arte Moderna de São Paulo as quais acabam por constituir-se como uma fissura na relativa homogeneidade das escolhas até ao presente entre as duas instituições referidas.
Rogério Taveira