Georgia: Contemporary Art, Religion & (Queer) Politics
29 MARÇO 2023 > 19H00 I AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES
Realiza-se no dia 29 de março, pelas 19h00, no Auditório Lagoa Henriques a conferência Georgia: Contemporary Art, Religion & (Queer) Politics por Nikoloz Nadirashvili, uma iniciativa da plataforma The CERA PROJECT.
Língua: Inglês
O evento é passível de ser fotografado e filmado para posterior divulgação.
No âmbito da sua residência no the CERA PROJECT, Nikoloz apresentará pela primeira vez em Portugal a sua pesquisa de três anos. O seu trabalho tem por objectivo estudos sociopolíticos de práticas artísticas de temática religiosa desde a década de 1970, que atuaram como ferramenta para políticas alternativas na Geórgia e em outros países pós-soviéticos.
Nikoloz Nadirashvili é curador residente no Projecto CERA (2023), um programa financiado pela União Europeia no âmbito do projecto EU4Culture implementado pelo Goethe-Institut, Centros Checos, Instituto Cultural Dinamarquês, e o Institut Français de Géorgie. Em Portugal, durante a sua residência, investigará a incorporação de temas religiosos na arte moderna e contemporânea portuguesa, partindo do período do “Estado Novo”, que poderá fazer eco ao regime totalitário soviético. Para além disso, investigará ainda arte contemporânea portuguesa que se enquadre em temas queer e políticos.
O historiador e curador de arte Nikoloz vive em Tbilisi, Geórgia, onde trabalha como curador de TRANSCENDENTALIA na Peace Cathedral.
Foi professor na Academia Estatal de Artes de Tbilisi e na Shota Rustaveli Theatre and Film State University gerindo simultaneamente o arquivo de Arte Contemporânea – Tbilisi, Propaganda e a Bienal do Oxigénio.
Realizou desde 2013 numerosas exposições, entre as quais na Galeria Nacional da Geórgia e no Museu Estatal de Literatura Georgiana.
Colaborou com diferentes organizações tais como a UNESCO, a Fundação Noosfera, a Embaixada da Geórgia em Paris e o Ministério da Cultura e Protecção de Monumentos da Geórgia.
Tem Mestrado em História da Arte pela Academia Estatal de Artes de Tbilisi (Geórgia) e Mestrado em Artes pela Universidade de Groningen (Holanda).
É membro da Association Internationale des Critiques d’Art.
the CERA PROJECT é uma plataforma de arte itinerante para a promoção e exibição de arte contemporânea que não se enquadra nas narrativas eurocêntricas e ocidentais, fundada em 2016 em Londres pela curadora portuguesa Inês Valle. the CERA PROJECT incentiva o engajamento crítico com questões globais contemporâneas, fomenta o diálogo entre artistas, curadores, escritores, cientistas, colecionadores, e públicos convidando-os a pensar de forma diferente sobre questões artísticas, sociais, políticas e ambientais, através de um portfólio de projetos de arte vindos de regiões com menor visibilidade cultural. Desde 2016 que trabalhou a nível independente com mais de 55 participantes e com organizações artísticas, museus, galerias, e residências artísticas de diversos países como Argentina, Zimbabwe, Itália, Somália, Reino Unido, Nigéria, Nova Zelândia, Portugal, Gana, Angola, República Democrática do Congo e Ruanda.
www.ceraproject.com / theceraproject@gmail.com