gab-a galerias abertas das belas-artes – 11ª edição
GAB-A I 6 E 7 MAIO 2017 I 14H00-19h00 | FBAUL
EXPOSIÇÃO «2004-2008» | 04 > 10 MAIO | 11H00 > 19H00 | GALERIA FBAUL
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela Faculdade através de fotografia e vídeo
As Galerias Abertas das Belas-Artes são um evento periódico da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que nos dias 6 e 7 de maio de 2017 realizará a sua 11ª edição.
Faculdade de Belas-Artes de Lisboa abre as portas ao público no fim de semana - NOTÍCIA NO DN (03.05.2017)
GAB-A / GALERIAS ABERTAS DAS BELAS-ARTES
Secção 1 «Galerias Abertas das Belas-Artes»
Secção 2 «O que tens feito?»
Durante os dias 6 e 7 de Maio de 2017, entre as 14 e as 19h, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa vai acolher a 11ª edição das GAB-A / Galerias Abertas das Belas-Artes. São 250 participantes dos vários cursos que a escola integra: Arte Multimédia, Ciências da Arte e do Património, Desenho, Design de Comunicação, Design de Equipamento, Escultura e Pintura.
As GAB-A são um fórum de discussão e mostra de jovens artistas, produtos de investigação artística e obras em contexto de ensino superior artístico público, integrados no espaço físico onde são pensados e produzidos.
Não é uma comum exposição em galeria, museu ou centro cultural. É a abertura dos espaços de trabalho e de investigação artística que a Faculdade de Belas-Artes contém, num espírito de oficina, de atelier ou de estúdio.
As GAB-A são um evento de partilha com públicos exteriores que depende da vontade dos seus participantes, das solicitações, motivações, e da oportunidade e convites que, depois de cada edição, lhe são dirigidas.
É um espaço de grande informalidade, com a presença dos jovens autores. Um fórum / feira, onde se ensaiam questões pragmáticas como o universo do contacto com o mundo exterior, a constituição de grupos e projetos ou a definição de estratégias de ações futuras. Um momento de troca de experiências e de aplicação de conhecimentos.
Nas GAB-A não há seleção de obras nem de participantes por qualquer entidade que não o próprio autor, possibilita-se que cada estudante teste a sua capacidade de decisão, de autocrítica e de autonomia. São convidados a participar todos os alunos que o queiram fazer, todos os que tenham a segurança e a determinação que qualquer profissão exige.
Possibilita-se a fruição de um ambiente de fórum de arte atual, no contexto do seu núcleo embrionário (o local de aprendizagem e investigação) o que propicia interrogações sobre os mundos, sobre a arte e sobre o mundo da arte.
Nas GAB-A estabelecem-se pontes entre todos os ciclos e níveis de ensino. Participam alunos que frequentam a Faculdade há seis meses ao lado de outros que a frequentam há muitos mais anos (licenciandos, mestrandos e doutorandos).
Nesta 11ª edição, para além da participação dos atuais alunos temos, pela primeira vez, a presença de antigos alunos numa secção designada «O que tens feito?». Pretendemos assim, trazer ao debate todos os artistas que iniciaram o seu percurso na FBAUL, oferecendo-lhes novos contactos e visibilidade e recolhendo deles as experiências, ativas e enriquecedoras.
NORMAS DE FUNCIONAMENTO – 2017
- As GAB-A têm uma Comissão Científica, uma equipa curatorial e uma equipa de comunicação.
- A Comissão Cientifica é constituída por professores da FBAUL.
- A Equipa Curatorial e a Equipa de Comunicação são nomeadas anualmente pela Comissão Científica.
- Compete à Equipa Curatorial coordenar a logística da montagem e da desmontagem.
- Compete à Equipa de Comunicação colaborar nos trabalhos gráficos, na divulgação e na reportagem.
- Como primeira condição de participação, cada participante obriga-se a estar presente junto dos seus trabalhos durante os dois dias do evento.
- Cada participante é totalmente responsável pela segurança do trabalho mostrado.
- Os trabalhos são mostrados nas salas onde foram feitos assim como nos espaços adjacentes e a escolha dos lugares e dos mobiliários, como por exemplo mesas, cavaletes ou paredes, deve ser acordada previamente com os colegas.
- Os participantes que não tiverem salas (alunos e ex-alunos) serão orientados pela Equipa Curatorial.
- A montagem e desmontagem dos trabalhos é responsabilidade dos participantes, os quais devem respeitar os tempos dados para esse fim. A montagem é feita no sábado, 6 de Maio, entre as 10 h e as 14 horas. A desmontagem é feita logo após o fecho no dia 7 de Maio.
- Recomenda-se que cada participante tenha junto do trabalho uma identificação pessoal para contactos, sob a forma de cartão, postal, flyer, folha de sala, catálogo e portefólio.
- Recomenda-se que cada participante tenha tabelas museográficas junto de cada trabalho com a autoria, o assunto, as dimensões e as técnicas.
- O preenchimento da ficha de inscrição no Gabinete de Comunicação e Imagem (email) é prova da participação e aceitação do artista das normas aqui expressas.
Comissão Científica: Cristóvão Pereira, Fernando Quintas, Ilídio Salteiro, João Castro Silva, João Paulo Queiroz, Jorge dos Reis, Manuel Gantes, Marta Frade.
Comissão Executiva: Adriana Vieira, Ana Romãozinho, Ana Sofia Magalhães, Beatriz Antunes, Beatriz Fernandes, Benedita Menezes, Catarina Silva, Daniela Fortuna, Diogo Elias, Fábio Veras, Fernão Cruz, Francisco Correia, Inês Machado, Jay Owen, João Távora , Leonor, Fernandes, Liliana Alcaria, Maria Laura Peixoto, Maria Sousa, Mariana Tilly, Matilde Correa Mendes, Miguel Duarte, Rita Guimarães, Romano, Ruben Lança, Sandra Ramos, Sara Pereira, Silviana Rocha, Sofia Almeida, Sofia Mascate, Tito Chambino, Viktoriya Kurmayeva.
Comunicação: Gabinete de Comunicação e Imagem da FBAUL.
Cartaz: Carlos Gonçalves.
Afiliação: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Centro de Investigação e Estudo em Belas-Artes
Apoios: CAT, Casa das Artes de Tavira (Prémio Casa das Artes de Tavira), Museu Militar de Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão, Associação 25 de Abril.
Links
https://galeriasabertas-belasartes.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/GaleriasAbertasBelasArtes/
Contactos
FBAUL – Gabinete de Comunicação e Imagem
t. [+351] 213 252 108 | 213 252 114 | 213 252 118 | comunicacao@belasartes.ulisboa.pt
2ª a 6ª › 10h-13h e 14h-16h