Fundação PLMJ torna possível o restauro de escultura do espólio da Faculdade de Belas-Artes da ULisboa
A Escultura do túmulo de Mademoiselle Alix Lesgards, da autoria de José Simões de Almeida (Sobrinho), pertencente à Coleção de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, vai agora ser restaurada graças à doação realizada pela Fundação PLMJ, no âmbito de uma campanha de crowdfunding.
A obra e as coleções artísticas de Belas-Artes
A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), instituição de ensino artístico mais antiga de Portugal e sucessora da Academia de Belas-Artes, é detentora de um acervo que integra diversas coleções (desenho, pintura, gravura, escultura, etc.), que incluem obras de grande valor artístico, simbólico e pedagógico, abrangendo um período desde 1836 até à atualidade.
Integrando uma coleção única de originais e réplicas de esculturas em gesso, a Escultura do túmulo de Mademoiselle Alix Lesgards foi encomendada ao Escultor José Simões de Almeida (Sobrinho) por uma amiga desta distinta professora nascida em Toulouse, que assim contrata o artista para fazer uma escultura tumular de homenagem, que se encontra no Cemitério dos Prazeres. Esta escultura Naturalista, realizada no século XX, irá agora ser alvo de um trabalho de intervenção em termos de conservação e restauro financiado pela Fundação PLMJ como mecenas exclusivo.
O apoio da Fundação PLMJ
A Fundação PLMJ tem desenvolvido um percurso em que se propõe contribuir para a divulgação das artes plásticas em Portugal, protagonizando uma atividade regular na área do colecionismo. Neste âmbito, a Fundação promove projetos editoriais e programas expositivos próprios, com destaque para a divulgação de jovens artistas portugueses nos diversos setores das artes plásticas – pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo.
Em 2017, a Fundação PLMJ recebeu o prémio de melhor projeto internacional na competição cultural internacional, “Corporate Art Awards”. Este reconhecimento surge em virtude dos projetos que dinamiza em prol dos artistas da lusofonia, a nível nacional e internacional, assim como pela dinâmica e concretização do lema “Uma Sociedade de Advogados como Espaço de Cultura”
As campanhas de crowfunding da FBAUL
As campanhas de crowdfunding, lançadas pela primeira vez por esta Faculdade em 2016, integram-se nas atividades do Dia das Belas-Artes que se comemora sempre a 25 de Outubro, e são um recurso essencial para possibilitar o restauro de obras do acervo desta instituição.
Em 2016, a campanha de crowdfunding das Belas-Artes permitiu recuperar 3 obras:
Desenho - Alçado do Monumento em Memoria de sua Majestade Imperial o Sr. Duque de Bragança, Dador e Restaurador da Carta Constitucional e da Liberdade da Nação Portuguesa, de João Pedro Monteiro, 1842.
Gravura – Descida da Cruz, de Francesco Bartolozzi, segundo obra de Domingos Sequeira, s/ data.
Pintura – Au Soir, de Artur Alves Cardoso, 1903.
O restauro destas 3 obras foi possível devido à contribuição de diversos particulares e da Fundação Millennium BCP, que financiou em exclusivo o restauro da pintura.
Para se conhecer melhor as obras das campanhas de crowdfunding das Belas-Artes consultar: https://www.belasartes.ulisboa.pt/apoieorestauro/
Informação sobre a obra
Titulo: Mademoiselle Alix Lesgards
Autor: Simões De Almeida (Sobrinho)
Data: 1920
Material: Gesso e Madeira
Técnica: Fundição em Gesso
Dimensões: Altura: 109 cm / Largura: 101 cm / Profundidade: 52 cm
Subcategoria: Escultura em Relevo Pleno
mecenas exclusivo