FBAUL e jornal Público juntam-se para trabalhar operações de redação e fluxos de publicação digital
A Pós-graduação em Digital Experience Design (PG-DXD), em parceria com o jornal Público, desenvolveu durante os meses de abril e maio, um projeto focado no mapeamento da organização do jornal, jornadas dos consumidores e fluxos de publicação digital, com o intuito de identificar oportunidades de melhoria nestas áreas e agregar valor para o negócio.
O projeto foi desenvolvido e liderado pelo docente Tiago Machado, em colaboração com Amílcar Correia (Diretor Adjunto para o Online) e Inês Oliveira (Diretora de Design de Produto Digital), ambos do jornal Público.
Uma redação (“newsroom”) é o centro nevrálgico de um jornal: é onde os jornalistas, editores, diretores, fotógrafos, designers (editorial, infografia, multimédia, produto digital, etc.), programadores, revisores, e todos os outros agentes convergem para a criação do jornal.
As operações de redação (“newsroom operations” ou, na sua forma abreviada “newsroom ops”) dizem respeito às dinâmicas e processos inerentes à produção do jornal: desde a reunião matinal para planeamento e discussão dos tópicos, à sua distribuição pelos editores e jornalistas das várias secções, coordenação com as diversas equipas que compõem a redação (fotografia, multimédia, design editorial, infografia, online, redes sociais, publicidade, etc.), e sistemas e processos que suportam o fluxo de publicação do jornal nas suas várias vertentes.
A publicação (ou edição) digital (“digital publishing” ou “electronic publishing”) diz respeito à publicação e distribuição de conteúdos em canais digitais (i.e. online) e a todos os sistemas, processos e fluxos que os suportam. Estes conceitos estão relacionados e são em larga medida interdependentes, razão pela qual o estudo das suas dinâmicas e inter-relações foi o ponto de partida para este desafio académico.
O projeto foi desenvolvido na redação de Lisboa do jornal, e procurou, numa primeira fase de descoberta e definição, compreender o contexto, identificar problemas, pontos de fricção e oportunidades de melhoria, assim como validar suposições e mitigar possíveis vieses de confirmação (“confirmation bias”). Esta fase socorreu-se de metodologias de investigação centradas no utilizador, cuja intenção foi agregar indícios e ideias chave baseadas na experiência empírica das várias partes interessadas, que potenciassem o desenvolvimento de soluções. Com base nos resultados dessa investigação foram desenvolvidos arquétipos de utilizadores, diversos tipos de análises (e.g. concorrência, SWOT), propostas de optimização de jornadas e pontos de contacto específicos (e.g. subscrição de assinaturas), propostas de melhoria para dinâmicas e processos através da redefinição de mapas de serviço (“service blueprint”), assim como linhas orientadoras de boas práticas, entre outros aspetos.
A apresentação pública dos resultados decorreu no passado dia 12 de maio, no auditório da redação de Lisboa do jornal, tendo contado com a participação de diversos membros da redação e da administração do jornal. As apresentações foram compostas por uma contextualização abrangente do desafio, e pelas propostas de optimização de cada um dos quatro grupos de alunos.
Este projeto surgiu de forma orgânica, como resultado da aproximação entre a PG-DXD e o jornal Público. É de referir que o departamento de design digital do Público tem reforçado os seus quadros nos últimos anos com diversos ativos ligados ou saídos da pós-graduação, num reconhecimento claro da sua pertinência e do elevado grau de especialização. Nos seus quadros encontram-se Alexandre Santos (docente da unidade curricular de Linguagens e Tecnologias Digitais), os alumni Daniela Oliveira (2020-21) e Nuno Moura (2019-20), e o ainda aluno Rodrigo Julião (2021-22).
Isto evidencia não só a relevância desta oferta formativa especializada, lançada em 2015, precursora no ensino universitário português, mas também a forma como os resultados obtidos, ano após ano, têm contribuído para uma elevada taxa de empregabilidade dos seus alumni e para o seu reconhecimento generalizado na indústria do design digital.