Espelho meu… Moldura tua… de Raul Cunca na 5ª Bienal Ibero-Americana de Design (BID)
21 > 25 NOVEMBRO I CENTRAL DE DISEÑO DE MATADERO, MADRID
Espelho meu… Moldura tua… é o título da obra de Raul Cunca a apresentar na 5ª Bienal Ibero-Americana de Design (BID16), a convite da organização.
Espelho meu… Moldura tua… é uma dupla de objectos que materializam a metonímia de alguém se ver e de se ver alguém. Esta relação de dualidade, entre o presente e o ausente, é suportada por um espelho e por uma moldura de mesa desenvolvidos segundo um programa de identidade local, na região da Beira-baixa em Portugal, que procura evidenciar, quer as características identitárias materiais de uma região, quer os seus hábitos, mitos e crenças, reformulando e projectando este legado cultural para o quotidiano presente e futuro.
Espelho
Madeira de carvalho e espelho
Ø 180 x 162 mm
Moldura
Madeira de carvalho e acrílico
Ø 110 X 103 mm
A BID é ponto de encontro e de convergência para criadores, empresas e centros de formação e chega este ano à sua 5ª edição, consolidando-se como um evento de referência internacional. Designers, produtores e empresas de 23 países fazem parte da equipa, que é também formada por um comité assessor e por colaboradores internacionais. A eles junta-se um júri, composto por membros de diferentes nacionalidades, parceiros de ambos os lados do Atlântico.
A 4ª edição da BID, realizada em 2014, foi um passo a mais na consolidação de um dos projetos que indicam a Ibero-América como território de crescente interesse para o Design, por sua capacidade de transformação, seu valor criativo e cultural, e por oferecer soluções a problemas sociais variados.
A exposição ocorrerá em novembro de 2016 e permanecerá aberta, na Central de Diseño de Matadero Madrid até 10 de janeiro de 2017. Em seguida, o evento vai percorrer vários países.