Entre o Chiado, o Carmo e Paris, Artes na Esfera Pública — reportagem no jornal de letras jl 24 fevereiro a 9 março
REPORTAGEM NO JORNAL DE LETRAS — Entre o Chiado, o Carmo e Paris, Artes na Esfera Pública: UMA ANTOLOGIA PARA PENSAR A ARTE PÚBLICA
O Jornal de Letras JL publicou, no seu suplemento CAMÕES nº 291, de 24 de fevereiro a 9 de março, uma entrevista a Ana Paixão e José Manuel da Costa Esteves sobre o projeto Entre o Chiado, o Carmo e Paris, Artes na Esfera Pública: uma antologia para pensar a Arte Pública com a coordenação de José Quaresma, Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
JL SUPLEMENTO CAMÕES (24 FEVEREIRO A 09 MARÇO)
publicação da antologia de textos, exposições e performances
Comunica-se a publicação da antologia de textos, exposições e performances, Entre o Chiado, o Carmo e Paris, Artes na Esfera Pública, tanto em formato impresso como em formato digital. Esta obra congrega a produção artística, ensaística e de debate público sobre temas atinentes ao Chiado e ao Carmo, dando testemunho da intensa actividade desenvolvida entre 2013-2020, nas cidades de Lisboa, Paris, Łódź, Cuenca, Granada, Florença, Auckland (Nova Zelândia), Vitória (Brasil), e Bruxelas.
A publicação (edição da FBAUL) tem a coordenação de José Quaresma e parte de um convite dos responsáveis pela Cátedra Lindley Cintra da Universidade de Paris Nanterre e do Leitorado de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade de Paris 8, ambos de Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, e da Casa de Portugal – André de Gouveia da Cidade Internacional Universitária de Paris.
A edição estará disponível na Biblioteca da FBAUL a partir de hoje. Nos próximos dias será enviada para a Biblioteca Nacional, a FCG, entre outras bibliotecas e instituições artísticas.
Na publicação podemos observar obras, performances, e vídeos de Alexandre Nobre, João Castro Silva, Fernando Crêspo, Nikoleta Sandulescu, Paulo Lourenço,Evgenya Hristova, Catarina Mendes, Orlando Farya, Helena Ferreira, Alicja Habisiak-Matczak, Simão Martinez, entre muitos outros. Por outro lado, a selecção de textos inclui vários ensaios de José-Augusto França, de Guilherme d’Oliveira Martins, de Fernando Rosa Dias, Cristina Azevedo Tavares, Juan Carlos Guadix, Célia Nunes Pereira, Mark Harvey, Fernando Crêspo, Helena Ferreira, entre outros.