ENCICLOPÉDIA DE MULHERES — PERCURSOS
SESSÃO 5 I 05 MAIO 2021 > 14H | SESSÃO ONLINE
[5ª Sessão]
Passos para a construção de uma errata à história do design gráfico português
ISABEL DUARTE
Porque razão são as mulheres raramente mencionadas na história do design?
As últimas décadas têm visto um crescente número de mulheres no design gráfico em Portugal, mas a história continua a negligenciar as suas contribuições. Nesta palestra irei falar sobre o projeto Errata que tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de mulheres no design, trazer a público as suas histórias, e também descobrir as razões porque foram esquecidas e considerar o que pode ser feito para evitar omissões semelhantes no futuro.
Biografia
Isabel Duarte é designer de comunicação, natural do Porto e a viver em Londres desde 2011, onde tem vindo a trabalhar maioritariamente em design editorial. Fez parte da equipa de design da revista Eye, do jornal The Telegraph e é designer das revistas ArtReview e ArtReviewAsia. Atualmente, com a bolsa Criatório, tem estado a desenvolver, o projeto Errata, uma revisão feminista à história do design gráfico português que irá culminar numa exposição com trabalhos de mulheres designers portuguesas do século XX, no final de agosto de 2021 no Gabinete Gráfico do Museu da Cidade do Porto.
Entrar na sessão por https://www.enciclopediademulheres.belasartes.ulisboa.pt/
ou por https://www.youtube.com/watch?v=EKrQiVUDLVQ
SESSÂO 4 I 21 ABRIL 2021 > 14H
Uma linha reta, traçada em volta das palavras
ANA SABINO
[4ª Sessão] 21 ABRIL 2021 — 14H00
Live Stream
Olhando para o meu percurso de vida até aqui, poderia à partida parecer que me tenho desviado: do Porto para Lisboa, de Portugal para o Brasil, das Belas-Artes para as Letras, sempre com viagens de volta no final de cada uma destas idas. Do meu ponto de vista, porém, o percurso tem sido sempre absolutamente linear: em torno da palavra, da linguagem, da comunicação — e, muito particularmente, da sua apresentação visual.
Nesta tarde falarei um pouco sobre esse percurso tantas vezes traçado entre uma coisa e outra: entre a visualidade e a verbalidade, ou entre o granito e o trópico. Tentarei, especialmente, mostrar esse percurso da perspectiva da mulher que o vai traçando, vendo-se e sendo vista enquanto mulher.
Ana Sabino é doutorada em Materialidades da Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é investigadora. É também mestre em Teoria da Literatura (pela FLUL) e licenciada em Design de Comunicação (FBAUL). Para além do ziguezague académico, percorreu o país em trabalho (Lisboa, Porto e Coimbra), com escala em São Paulo (Brasil), normalmente ao serviço de editoras ou museus. Atualmente, dá aulas de Tipografia e de Projeto na Escola Superior de Artes Aplicadas, no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Entrar na sessão por https://www.enciclopediademulheres.belasartes.ulisboa.pt/
__
ENCICLOPÉDIA DE MULHERES — PERCURSOS
O evento ENCICLOPÉDIA DE MULHERES — PERCURSOS – nasce da vontade dos professores da unidade curricular de Design de Comunicação II (Universidade de Lisboa – Faculdade de Belas-Artes) de incentivarem os seus alunos à reflexão sobre o feminismo, a mapearem o conhecimento relativo a essa área de estudos e à sua interseção com o campo do Design de Comunicação através da construção de pontes testemunhais com um grupo de investigadoras que partilham com a comunidade académica as suas experiências, leituras e inquietações face à presença da mulher na sociedade contemporânea.
O evento é constituído por quatro conferências autónomas transmitidas via live streaming. Os temas e a respetiva abordagem são da responsabilidade de cada convidada e correspondem a uma perceção do lugar da mulher no quotidiano — cultural, social, económico, familiar e de direitos — pleno e em paridade.
[Evento organizado por Cândida Ruivo, Sónia Rafael, Victor M. Almeida]
[Identidade por Abel Quental]
RITA MARQUITO
[3ª Sessão]14 ABRIL 2021 — 14H00
Live Stream . a divulgar oportunamente
De como o meio e a prática do design nos modulam e informam, e da importância das equipas a que se pertence.
Rita Calhaço Marquito (1976) é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1999-2003) e mestre em Antropologia Médica e Saúde Global pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2016-2020).
Em 2004, iniciou a sua prática de design no Greige Büro em Berlim (Alemanha). Desde 2006 trabalha como designer na FBA., em Coimbra. Alguns dos projetos de design de que foi responsável obtiveram prémios internacionais, sendo o mais recente de 2020: Wood Pencil do D&AD Awards.
Não projetámos todos os projetos que projetaremos
ANA BOAVIDA
[2ª Sessão]07 ABRIL 2021 — 14H00
Live Stream
O Design Gráfico como caminho e cruzamento: pessoal, profissional, familiar, académico, ___. Testemunho pessoal sobre um percurso desarrumado, contaminado e, também, feminino.
Ana Boavida é designer gráfica, investigadora e professora, com doutoramento em Arte Contemporânea / Design de Capas de Livros.
Trabalha na empresa de design FBA. desde o ano 2000, onde atualmente é sócia e designer sénior. O seu trabalho é mais conhecido no campo do design de livros e capas de livros, mas, ao longo do seu percurso na FBA, ela foi responsável por vários projetos em áreas que variam de programas de identidade visual a design de exposições, desenvolvidos para uma ampla variedade de clientes, incluindo editoras, museus e organizações culturais em Portugal, EUA e Reino Unido.
O seu trabalho tem sido repetidamente aclamado e reconhecido com várias das mais importantes distinções internacionais de design, incluindo European Design Awards, prémios 50 Books/50 Covers do American Institute of Graphic Arts, Red Dot Awards, Excellence in Illustration e Excellence in Typography pela revista Communication Arts, entre outros. O seu trabalho foi incluído em várias publicações internacionais de design e livros de estudo de referência em design gráfico.
PROJETAR, ESCREVER, CRIAR — UM PERCURSO NO FEMININO
JOANA BÉRTHOLO
[1ª Sessão]17 MAR 2021 — 14H00
Live Stream
Itinerário de uma aluna da Faculdade (1999-2006): do projecto de comunicação à escrita literária, passando pela investigação académica e pela participação cidadã. Conversa sobre a forma como atravessa este percurso uma crescente consciência da importância das questões de género, interseccionais e climáticas. Experiências, vivências e referências.
Joana Bértholo (Lisboa, 1982) é licenciada em Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa; e doutorada em Estudos Culturais pela European University Viadrina, na Alemanha. Em paralelo à criação literária, escreve para dança, para teatro e dá aulas.