roer o risco — exposição no âmbito da 4ª edição da grão – residência artística e de investigação
17 DEZEMBRO 2022 > 14 JANEIRO 2023 I CABE, PORTO
Inaugura a 17 de dezembro, pelas 16h00, na Cabe 184 (Rua Damião de Góis, 184, Porto), a exposição ROER O RISCO, reunindo os trabalhos dos artistas residentes da 4a edição da GRÃO – RESIDÊNCIA ARTÌSTICA E DE INVESTIGAÇÃO, que teve lugar entre 10 e 30 de outubro de 2022 na sede da entidade organizadora: a Associação Quinta das Relvas – Artes e Sustentabilidade (Branca, Albergaria-a-Velha).
Os artistas representados são Clara Saracho, Gabriel Siams, Francisca Pinto, Francisca Valador, Sally Santiago e Tiago Leonardo, apresentando uma exposição multidisciplinar onde diferentes médiuns e abordagens trazem a bagagem dum processo criativo que vem a ser criado na produção habitual destes artistas, aqui confrontado com um novo ambiente, uma nova paisagem, novas interações sociais e encontros de ideias.
A GRÃO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E DE INVESTIGAÇÃO é um projeto anual criado em 2019 que assume a forma de uma residência artística em Artes Visuais a decorrer na sede da entidade organizadora (Branca, Albergaria-a-Velha), com o principal objetivo a criação de espaço de experimentação e investigação em Artes Visuais promovendo a descoberta de novas possibilidades em Arte num contexto de partilha de experiências, abordagens, e linguagens, numa imersão intimista dirigida a jovens artistas em formação ou início de carreira.
A programação da GRÃO, que tem como elemento principal a criação livre de projetos e obras artísticas, inclui ainda visitas de artistas consagrados no panorama nacional para uma “artist talk” junto dos participantes, visita ao espaço de trabalho e acompanhamento (tutoria) dos trabalhos; sessões de apresentação dos trabalhos; sessões de debate e reflexão sobre arte contemporânea no contexto cultural, social e político; visitas de estudo a museus, galerias e espaços culturais da região.
Através destas conversas, debates, visitas e sessões de tutoria é proporcionado um ambiente de partilha e discussão para com os diferentes trabalhos, promovendo um espaço de interação reflexiva mais ampla daquele que resultaria apenas da partilha de atelier e do convívio informal.
No ano 2022 a GRÃO teve como convidados para o acompanhamento e tutoria dos residentes os artistas Cristina Ataíde, Paulo Brighenti e Mariana Gomes.
A 4a edição da GRÃO contou com o apoio da Direcção-Geral das Artes, mais uma vez do CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e da Junta de Freguesia da Branca, e ainda da Aderno Associação Cultural. Em regime de mecenato, a GRÃO foi ainda apoiada pelas empresas Unimadeiras SA e J.Nadais que ofereceram bolsas de produção aos artistas residentes.
A exposição estará patente até 14 de janeiro de 2023 e migrará posteriormente para a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, em data a definir, em que será lançada uma publicação física associada à mesma edição desta residência.