riact nº 5 — investigação artística da ‘projecção espacial’ e da ‘plasticidade corporal’ nos campos da dança e da pintura — chamada de trabalhos
“Estes corpos evidenciavam uma presença, uma ocupação espacial maior que a do seu corpo material, uma existência muito para além da sua realidade física. Aquilo que foi possível observar e sentir encontra-se claramente identificado no âmbito coreológico como projecção espacial. Preston-Dunlop define spatial projection ‘as a line or a curve, which continues beyond the body into the kinesphere or into the shared space.’ Mais do que o comummente referido stage space, estes corpos criavam entre si uma relação espacial, uma tensão espacial que os unia e tornava o seu corpo ainda maior.”
Fernando Crespo, “A ação de pausar”, in O Chiado da Dramaturgia e da Performance, p. 211
“C’est ainsi que, dans Philosophie du geste, j’ai émis l’hypothèse que toute création artistique, quele que soit son espèce, débutait dans un danser, devait le souffle de son inspiration et la cohérence ultérieure de son exécution à une plasticité corporelle première, à une proposition initiale de movement.”
Michel Guérin, L’espace plastique, p.74
“Wigman’s work also can be viewed as an assimilation of the major artistic innovations of her time (…). Her early years of training were spent with two great twentieth-century systematizers of movement: Emilie Jaques-Dalcroze (…) and Rudolf von Laban at the utopian community of Monte Verità in Ascona, Switzerland. She was a muse for the Expressionist painters Emil Nolde, Ernst Kirchner, Oskar Schlemmer and others.”
Mary Anne Santos Newhall, Mary Wigman, 2018
Um corpo que se agita no chão ou se ergue no ar, se desloca ou imobiliza no espaço, é a projecção espacial de uma massa-mancha expressiva, podendo pertencer simultaneamente aos domínios da dança e da pintura. Pouco importa se esse corpo se articula para mimetizar acções e exprimir emoções reconhecíveis, ou, por outro lado, se aspira a exteriorizar um fluxo não articulado de gestos, ritmos e formas por descodificar.
A quinta edição da revista RIACT vai ocupar-se das potencialidades da “projecção espacial” de um corpo que performatiza, tal como referido por Fernando Crespo, e da “plasticidade corporal” primeva, tal como aludida por Michel Guérin, num desejado paralelismo com manchas picturais que têm a propriedade plástica de se espacializar para além dos seus próprios limites, plenas de forças centrífugas e centrípetas, numa partilhada “proposição inicial de movimento”. Sendo assim, atendendo à pluralidade das práticas e dos discursos no âmbito da investigação em dança e em pintura, a Chamada de Trabalhos para a RIACT Nº5 vem propor as seguintes temáticas:
I- Investigação enraizada na prática pictural e coreográfica, de forma intermedial ou separada, das noções de espacialização; espaço plástico; espaço coreográfico; espaço pictural imersivo; espaço coreográfico imersivo; intercorporalidade; intermaterialidade; projecção espacial; plasticidade corporal; e outras noções afins.
II- Investigação sobre novas formas de intermedialidade entre dança e pintura, incluindo as possibilidades imersivas e digitais.
III- Diferenças e afinidades entre criação e investigação nos domínios da dança e da pintura, tratados em conjunto ou separadamente. Para tal, sugere-se a identificação de fontes especializadas da investigação em artes ou da investigação artística, nomeadamente Henk Slager, Michael Schwab, Henk Borgdorff, Danny Butt, James Elkins, Mika Hannula, Christopher Frayling, entre outros.
• Data de submissão da proposta inicial, 1ªfase de Revisão por Pares: 5 de setembro de 2022, com os resultados publicados a 20 de setembro de 2022.
• Data de submissão da proposta definitiva, reflectindo os dois pareceres entretanto recebidos: 20 de outubro de 2022.
• Resultados da 2ª fase da Revisão por Pares: 05 de novembro de 2022.
• Apresentação pública, na FBAUL, da edição Nº5 da RIACT: 23 de Novembro.
Para obtenção de informações sobre a extensão da proposta e outras características editoriais, consultar o “Meta-artigo” (Características gerais da Proposta de Investigação a submeter) em http://riact.belasartes.ulisboa.pt/
Poderá também enviar correio electrónico para este endereço: riact.artisticresearch2030@gmail.com