Prémio Russolo
25 MARÇO 2020 > 17H30 I GRANDE AUDITÓRIO
A Pós-Graduação em Arte Sonora da FBAUL tem o prazer de renovar o seu envolvimento com o Prémio Russollo, um evento internacional de música experimental, aberto aos estudantes da FBAUL e público em geral.
Assim, no dia 25 de Março pelas 17h30 no Grande Auditório, serão apresentadas as sete obras finalistas a concurso. O público presente poderá contribuir com a sua votação naquela que será a última apresentação da 33ª edição e que contará com a presença de Philippe Blanchard, o atual diretor do Prémio Russolo.
Desde a sua criação em 1979, o Prémio Russolo explora novos territórios sonoros iniciado pelas pesquisas do compositor, pintor e metafísico Luigi Russolo (1885-1947). Figura-chave do renascimento musical do século XX, Luigi Russolo tornou-se famoso em 1913 pelo seu manifesto The Art of Noises, desenvolvendo a ideia de que todos os sons, especialmente os do mundo industrial, têm o seu lugar na composição musical. Passou da teoria à prática, desenvolveu diversas máquinas de som como os famosos dispositivos de ruído Intonarumori ou Russolophone. Estes proto-sintetizadores que prenunciaram a música concreta e eletrónica, cunharam ainda o conceito de noise-music.
Luigi Russolo buscava alcançar estados elevados de consciência através de imagens ou sons. É nesse contexto que o Prémio Russolo abre o seu campo de pesquisa, a toda música acústica ou eletrónica, tornando visível ou audível o imaterial nesse duplo movimento de materialização do espírito e espiritualização da matéria.
http://prixrussolo.blogspot.com