Os modelos em gessos dos Monumentos Nacionais — Valorização, ensino, investigação
16 > 27 MAIO 2024 I CORREDOR DO AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES
Inaugura no dia 16 de maio, às 17h00, no corredor do Auditório Lagoa Henriques, a exposição Os modelos em gessos dos Monumentos Nacionais — Valorização, ensino, investigação, com curadoria de Marta Frade, Ana Marta Rocha, Marina Vann Fernandes, Marisa Martins. Trata-se da 3ª edição do projeto “Uma outra forma de ver: sentindo!”, iniciado em 2018.
A exposição ficará patente até 27 de maio.
Para estas exposições são convidados, particularmente, alunos cegos, permitindo-lhes através do tacto o contacto direto com as diversas réplicas de obras escultóricas, com as respetivas legendas em braille.
Este evento é passível de ser fotografado e filmado e posteriormente divulgado publicamente.
A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa guarda em si modelos em gesso de alguns Monumentos Nacionais de Lisboa, Mafra, Coimbra e Évora, do século XVIII e XIX. Alguns realizados dentro do processo clássico da escultura e outros executados em momentos de intervenção de restauro desses monumentos.
Inserida no Dia Internacional dos Museus, uma coleção como esta, com uma função didático-pedagógica, tem um papel fundamental na comunidade académica e tem vindo a permitir a investigação por parte dos alunos e investigadores internacionais, onde o seu envolvimento tem contribuído para a preservação e valorização destas réplicas.
Esta exposição resulta do trabalho realizado no âmbito do Laboratório de Conservação e Restauro de Gessos, onde os alunos não só olham para a obra em si, como também para uma coleção de um valor incalculável, que guarda em si estórias e histórias, saberes-fazeres, evoluções de técnicas, memórias, que definem períodos e estilos, ajudando a vivenciar a evolução do ensino artístico português.
Embora frágil e efémero, o gesso foi a matéria eleita para a realização destes modelos, através de moldes que perduram como cápsulas no tempo para as gerações futuras, preservando e congelando a conservação das obras naquela época.
Esta exposição está preparada para ser uma experiência inclusiva ao ser permitido tocar em alguns desses modelos, por todos os visitantes.
Curadoria: Marta Frade, Ana Marta Rocha, Marina Vann Fernandes, Marisa Martins
Conservação e restauro: Ana Marta Rocha, Beatriz Lamego, Eduardo Rovisco, Henrique Costa, Luisa Ferreira, Maria Seara, Marina Vann Fernandes, Mariana Marques, Micaela Mazel.
Montagem: Ana Marta Rocha, Érica Silvano, Henrique Costa, Henrique Ribeiro, Luisa Ferreira, Marina Vann Fernandes, Maria Beatriz Silva, Maria Seara, Mariana Marques, Marisa Martins, Micaela Mazel.
Consultora na área de acessibilidade: Ana Margarida Valente
Equipa Fotográfica: Francisco Dias, Luísa Ferreira, Marina Van Fernandes, Marisa Martins.
Design catálogo: Sofia Bakayim.
Agradecimentos: Amadeu Farinha, António Aguiar, Guilherme Resende, Isabel Nunes, Leonor Fonseca