LEITURA, ESCRITA ACADÉMICA E PUBLICAÇÃO EM EDUCAÇÃO, ARTES E CULTURA
06 > 07 JUNHO 2024 I AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES
Este seminário terá como objetivos:
1. Conhecer experiências de dinamização e alimentação científica da Investigação a partir de grupos/círculos de estudos e leituras dirigidas, assim como os benefícios das práticas de leitura coletiva.
2. Conhecer métodos emergentes de investigação em Educação, Cultura e Artes, organização e display da informação científica na morfologia da dissertação/tese.
3. Conhecer outros paradigmas teóricos e formas alternativas de narrar a investigação a partir de artifícios e estratégias de linguagem mais consentâneos com a natureza (muitas vezes poética) de muitas investigações artísticas.
4. Contactar com o mundo das publicações científicas, quer enquanto leitores, quer enquanto autores. Assim importará saber como se estrutura uma revista alojada numa plataforma OJS (Open Jornal System), como se processa o fluxo de submissão, a importância da revisão cega por pares, as bases indexadoras da revista etc. Importa também conhecer – a partir dos relatos dos seus editores – como nasceram e se desenvolveram as revistas e que desafios enfrentaram no passado e o que se espera delas para enfrentarem o presente e o futuro, tendo em conta os desafios colocados, pelos processos de avaliação científica institucional internos e externos, pela inteligência artificial, etc.
PROGRAMA
6 de junho
9h30 – Recepção
10h00 /12h00: A importância dos grupos de estudos e das leituras coletivas dirigidas, na qualidade da investigação científica em Educação, Arte e Cultura – Jorge Ramos do Ó (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa/ Ana Paz, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa/ Ana Paula Caetano, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa/Rosa Iavelberg, Universidade de S. Paulo, Brasil).
14h00/15h00: Como fazer o autodepósito da produção científica no repositório digital institucional – Joana Mateus (Biblioteca da FBAUL).
15h30/17h30: Métodos de investigar, de narrar e de mostrar. Os paradigmas e as metodologias emergentes, exemplos – Leonardo Charréu/ Ana Sousa.
7 de junho
10h00/12h30 – A Publicação Científica em Educação, Cultura e Artes, editores das revistas científicas da FBAUL e outros editores de revistas nacionais convidados: João Paulo Queiroz (FBAUL)/ Fernando Rosa Dias (FBAUL)/Isabel Nogueira (FBAUL)/ Cristina Barroso Cruz (ESELX/IPL)/ Mirian Tavares (UAlg).
Tarde/noite: Programa cultural: vernissage de exposição de artes visuais no Atelier da Graça “Little bags to hold your dreams” / Visita livre à Feira do Livro de Lisboa.
O coordenador (pelo CIEBA): Leonardo Charréu