inauguração do monumento aos profissionais que se destacaram durante a pandemia
29 JUNHO > 10H30 I PARQUE ALMIRANTE VÍTOR TRIGUEIROS CRESPO, PORTO DE MÓS
Inaugura no dia 29 de junho, pelas 10h30, no Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo, em Porto de Mós, o Monumento aos profissionais que se destacaram durante a pandemia.
O Monumento é da autoria de Paulo Jorge do Carmo Silva, aluno do Mestrado em Desenho da Faculdade de Belas-artes da Universidade de Lisboa.
A conceção da obra partiu de um desafio lançado pela Associação da Calçada Portuguesa à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Em Lisboa nasceu a expressão artística que lhe dá corpo, a calçada artística portuguesa, mas é do concelho de Porto de Mós que provém grande parte da pedra atualmente utilizada no seu fabrico. Em ambas as localidades se erguerá monumento idêntico.
Assim se presta homenagem a todos os profissionais que, durante o estado de exceção vivido, permitiram que o dia-a-dia das populações pudesse continuar dentro da normalidade possível. Sem o trabalho, esforço e dedicação de profissionais de diversas áreas, a vida teria sido ainda mais dura.
a homenagem que a vila presta a todos estes profissionais, enquanto memória do seu exemplo a transmitir à gerações futuras, foi concebida numa das mais tradicionais formas de arte portuguesa — a Calçada Portuguesa —, um monumento para ser quotidianamente calcorreado.
Entidades envolvidas:
Associação da Calçada Portuguesa
Assimagra – Recursos Minerais de Portugal
Câmara Municipal de Porto de Mós
Câmara Municipal de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa