exposição “TÃO ÚTEIS COMO OS ORIGINAIS. A COLEÇÃO DE GALVANOPLASTIAS DO MNAA”
25 MAIO > 26 NOVEMBRO 2023 | 17H00 | MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA
A Faculdade de Belas-Artes vai participar na exposição “TÃO ÚTEIS COMO OS ORIGINAIS. A COLEÇÃO DE GALVANOPLASTIAS DO MNAA” através do empréstimo de uma obra da nossa Coleção de Escultura – “Capacete para Carlos V” (na imagem).
Esta cópia em gesso, feita através do processo de fundição em gesso, é uma reprodução de um elmo da Real Arméria de Madrid, da autoria de Filippo e Franscesco Negroli, datada de c. 1884.
TÃO ÚTEIS COMO OS ORIGINAIS. A COLEÇÃO DE GALVANOPLASTIAS DO MNAA.
Esta exposição será inaugurada no dia 25 de Maio, pelas 17h00, no Museu Nacional de Arte Antiga, na “Sala do Tecto Pintado” (piso 1).
A galvanoplastia é um fruto direto dos avanços científicos e tecnológicos no final do século XVIII e início da centúria seguinte no campo da eletricidade e da eletroquímica. Surgido cerca de 1838, o processo eletroquímico da galvanoplastia permitiu, entre outras aplicações científicas, industriais e artísticas, a execução de reproduções muito precisas de objetos das artes da ourivesaria e dos metais (as galvanoplastias) através de moldes, de uma solução química e da corrente elétrica.
Comissário da exposição
André Afonso
Patente de 25 de Maio a 29 de Outubro de 2023
O acesso deverá ser feito pela entrada principal, Largo 9 de Abril.