(pt) e o futuro? ensinar arte e design na sociedade do instantâneo
26 OUTUBRO I GRANDE AUDITÓRIO
No ano em que implementa uma profunda reforma curricular nos seus três níveis de formação (licenciatura, mestrado, doutoramento), a Faculdade de Belas-Artes da ULisboa (FBAUL) organiza ao longo de um dia uma jornada de reflexão e discussão sobre os desafios do futuro e os caminhos possíveis e desejáveis para o ensino da arte e do design. Serão 24 participantes convidados, organizados em quatro mesas orientadas por 8 moderadores, debatendo quatro temas diferentes. Estarão presentes docentes das Belas-Artes da ULisboa e de outras escolas nacionais, bem como representantes das mais importantes instituições artísticas portuguesas e personalidades que se têm distinguido nas diferentes áreas da criação, da investigação, da curadoria, da gestão cultural e da definição de políticas públicas.
Mas este é também o ano em que chegam à universidade os primeiros cidadãos do novo milénio. Que são também aqueles que, especialmente em Portugal, devido à acentuada descida da taxa de natalidade nas duas últimas décadas, são seres mais raros. Assim, ao longo dos próximos vinte anos, se nada for feito, o ensino superior enfrentará uma implacável e cada vez mais acentuada diminuição do número de estudantes. Esta previsível diminuição quantitativa trará certamente profundas alterações qualitativas na forma de organizar o ensino e de responder às novas necessidades e expectativas. Neste caso, pelo menos, o futuro parece ser razoavelmente previsível.
Por tudo isto, o presente colóquio destina-se, como o seu título indica, a refletir sobre o papel da arte e do design na sociedade contemporânea e, sobretudo, a debater as melhores formas de enfrentar os desafios que se colocam ao seu ensino e à sua prática e, consequentemente, à construção do futuro coletivo.