Corpo-epistemologias e espacialidade na investigação artística
Manto da apresentação de Arthur Bispo do Rosário – Acervo Museu Bispo do Rosário (Rio de Janeiro)
28 ABRIL > 15H00 I AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES
Seminário 2: Conversas com investigadores e artistas
Tema: Corpo-epistemologias e espacialidade na investigação artística
Neste encontro e partilha de conhecimentos, estudantes de diversos programas de doutoramento da FBAUL e artistas em geral colocam em movimento os instrumentos críticos, históricos e conceituais que servem como ferramentas analíticas nos seus processos de investigação para dar conta da relação entre as “Corpo-epistemologias e espacialidade na investigação artística”.
A partir dos trabalhos de autoras e autores como Silvia Federici, Judith Butler, Angela Davis, Donna Haraway, a teoria pós-colonial, decolonial e dos estudos da subalternidade serão problematizados alguns temas centrais para repensar as epistemologias do corpo na investigação artística: corpo e territorialidade, corpo e violência, corpo e reprodução da força de trabalho, corpo-género-performance, corpo e autodefesa, corpo e medicina, corpo-máquina e cyborg.
Participantes:
Inês Zinho Pinheiro
Bailarina, investigadora e professora (Escola Superior de Dança). Doutoranda em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (FBAUL), desenvolvendo uma investigação sobre exploração do movimento e criação coreográfica com pessoas que não costumam dançar.
Davi Pontes
Artista, coreógrafo e pesquisador. Mestre em Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua prática carrega o constante desafio de relacionar a coreografia e racialidade e compreende a autodefesa como única demanda política razoável.
Moderador: Dr. Fabián Cevallos Vivar.
Investigador da FBAUL-CIEBA. Doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pela Universidade de Coimbra. Mestre em Educação Superior pela Universidade de Barcelona. Licenciado em Filosofia, Sociologia e Economia pela Universidade de Cuenca-Equador.