festival punto y raya festival in faculdade de belas-artes
11 > 15 OUTUBRO 2023 I FACULDADE DE BELAS-ARTES
A MONSTRA é responsável pela co-produção do Festival Punto y Raia, que se realiza entre 11 e 15 de Outubro de 2023, um evento dedicado à arte abstrata em movimento que acontece a cada dois anos num país diferente.
A próxima edição do Festival Punto y Raia decorrerá em Lisboa e conta com sessões de cinema, masterclasses, instalações, performances e oficinas que irão acontecer em vários espaços da cidade como o Cinema Fernando Lopes, a Universidade Lusófona, o Centro Académico do Caleidoscópio – UL, e ainda o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Faculdade de Belas Artes – UL e a Escola Superior de Música de Lisboa – IPL.
Programa do Festival Punto Y Raya na Faculdade de Belas-Artes
COMPUTER ANIMATION: A PERSONAL HISTORY
MASTERCLASS COM LARRY CUBA
11 OUTUBRO > 15h00 I GRANDE AUDITÓRIO
O pioneiro da animação por computador, Larry Cuba, vai exibir os seus três filmes dos anos 70 e 80 e descrever o processo e a tecnologia por trás dos mesmos. Desde os primórdios dos computadores mainframe e gráficos vetoriais até ao pc, é a evolução de uma tecnologia paralela à sua jornada pessoal.
Computer animation pioneer, Larry Cuba, will show his three films from the 70s and 80s and describe the process and the technology behind them. From the early days of mainframe computers and vector graphics to the personal computer, it’s the evolution of a technology that parallels his personal journey.
Masterclasses do festival inscrição obrigatória AQUI
INSTALAÇÃO ARTÍSTICA DE ROBERT SEIDL
11 > 15 OUTUBRO I CAPELA FBAUL
STUDIES OF VIRTUAL SCULPTURES
The veneer series presents studies of virtual sculptures for a future experimental film by the Berlin-based artist Robert Seidel.
The intertwined fragments show calligraphic features and condense into sculptural clusters. Digital modelling allows the artist to work beyond physical boundaries, so that the construction and animation of the objects merge on several levels. The dimensions also seem to be out of proportion – associations ranging from nanobots to space stations seem possible. By detaching them from the filmic transformation, the artist provides an insight into his drafting process.
In contrast to the final film, the abstract 3D objects are frozen and illuminated from all directions.
veneer #1 is accompanied by a soundtrack by Seidel’s long-time companion, the Hamburg composer Nikolai von Sallwitz, who contributes an ambient piece that adds a new, warm layer to the visual universe.
Horário: 2ª a sábado entre as 11h00 e as 19h00.