old goa revelations – new insights on the vice-roys portrait gallery
OLD GOA REVELATIONS é um projeto desenvolvido com a participação de várias instituições, nomeadamente o CIEBA, o Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Numa primeira fase contou com a participação do Laboratório Hercules, do CHAM – Centro de Humanidades, do Laboratório José de Figueiredo e da Pesquisa Arqueológica da Índia.
Entre 10 e 13 de janeiro, acontece a segunda fase deste projeto com a realização do Workshop Old Goa Revelations, com a participação do historiador e museólogo Fernando António Baptista Pereira, Presidente da Faculdade de Belas-Artes e da conservadora-restauradora Teresa Teves Reis, doutoranda da Faculdade de Belas-Artes. Este trabalho de campo foi possível através da candidatura a um projeto exploratório FCT (2022.10305.PTDC), contando também com o apoio da Fundação Oriente. Neste projeto multidisciplinar com o Archaeological Survey of India (Governo Indiano) a FBAUL é parceira com o Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora, o Laboratório José de Figueiredo (DGPC) e a Universidade de Ghent.
“A galeria dos Vice-Reis é um conjunto de 120 retratos que retratam os governantes do Estado da Índia entre 1505 e 1961. As primeiras pinturas datam de 1547, quando o Vice-Rei D. João de Castro encarregou o cronista Gaspar Correia de dar instruções aos um pintor local quanto aos vestígios físicos das personalidades que o precederam.
A tradição continuou ao longo dos séculos, mas nem sempre em continuidade. Investigações recentes comprovam que este espólio sofreu várias intervenções de renovação que alteraram em grande parte as pinturas mais antigas (cerca de 52). No entanto, as composições primitivas ainda se encontram sob as várias camadas de repinturas, facto descoberto quando, em 1953, sete retratos da colecção foram trazidos para Portugal para restauro e todas as repinturas removidas.”