en suspense — exposição de helena ferreira
25 SETEMBRO > 13 OUTUBRO I MAISON DU PORTUGAL – ANDRÉ GOUVEIA, PARIS
Inaugurou no dia 25 de Setembro, às 19h00, na Maison de Portugal – André Gouveia, em Paris, a exposição En suspense de Helena Ferreira.
A exposição ficará patente até 13 de Outubro.
A propósito de uma residência artística realizada em 2019 na Casa de Portugal – André de Gouveia, o problema da suspensão do tempo no meu processo criativo interpôs-se no meu caminho sob a forma de apneia, isto é, segundo a experiência de um tempo entrecortado, interrompido, de ordem visceral e profundamente arreigado a um estado de sobrevivência e persistência. Trata-se de uma suspensão do tempo onde os avanços e recuos surgem em todas as direcções, onde se sustém a respiração e se procura a todo o instante recuperar o fôlego, numa analogia ao processos e métodos decorrentes da criação artística.
A exposição En suspense reúne duas séries de desenhos, En suspense e Landcuts, que representam esse processo de transição e transformação interior; um mergulho nas profundezas mais recônditas da condição humana e que convoca uma espécie de percepção desacelerada que procura deter-se no movimento subtil e imperceptível da imagem suspensa.
Helena Ferreira