eletropolvo — exposição de henrique netto
17 > 29 MARÇO 2023 I GALERIA
Inaugura no dia 17 de março, às 18h00, na Galeria da Faculdade de Belas-Artes, a exposição Eletropolvo de Henrique Netto, com curadoria do Professor José Quaresma.
A exposição ficará patente até 29 de março.
Horário: 2ª a sábado entre as 11h00 e as 19h00
Eletropolvo
O desdobramento deste pano impresso a negro evoca a impetuosidade do polvo, ser vivo que tanto nos assombra, como simultaneamente nos toca, seja pela sua potência metamórfica, pelo seu poder simbólico de um corpo /manto com múltiplas extensões (penetrantes, invasivas, nada escrupulosas). Mas também um molusco que seduz pela sua nuvem de tinta enquanto rasto de defesa, pela dissimulação que os seus cromatóforos possibilitam, pela flexibilidade dos seus braços que em tudo se metem e a tudo aderem, devido às suas ventosas.
O trabalho de Henrique Netto consiste numa instalação gráfica que questiona o nosso desdobramento incessante em múltiplas tarefas — umas analógicas, outras digitais — que nos forçam, tal como ao polvo, a diversas camuflagens em função dos múltiplos contextos de adaptação que atravessamos; a uma fragmentação excessiva da identidade, e ainda, a um desdém pela experiência despojada da temporalidade.
O posicionamento crítico de Henrique Neto manifesta-se aqui através da propagação de um pano serigrafado no espaço, patenteando fragmentos e sinais da força tentacular do polvo, complementando-se com a exposição de matrizes de zinco tintadas de preto (como preta é a nuvem que o polvo espalha), e ainda com algumas provas de calcografia realizadas a partir das mesmas.
14/03/2023
José Quaresma